Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

A História de Zaqueu Na Bíblia: Detalhes, e Lições Importantes

Tempo de leitura: 6 min

A História De Zaqueu Na Bíblia

Há muitas histórias sobre personagens bíblicos que ocupam um espaço significativo na Bíblia Sagrada. Por meio desses relatos podemos conhecer a fundo os detalhes sobre a vida de cada um, suas características, seus acertos ou erros, e assim tiramos uma ou várias lições.

Mas, e quando se trata de um personagem pouco narrado na Bíblia Sagrada? Será que através de poucos detalhes também podemos tirar algum ensinamento? A resposta é sim!

Vamos meditar na Palavra de Deus através do estudo de um personagem Bíblico pouco citado na Bíblia, mas ao mesmo tempo muito conhecido.

Vamos aprender mais sobre a história de Zaqueu.

Quem Foi Zaqueu Na Bíblia?

A Bíblia Sagrada não nos apresenta muitos detalhes sobre quem foi Zaqueu. O que ela nos diz é que ele foi um chefe dos publicanos em Jericó.

Zaqueu era um homem rico. A Bíblia o cita como Zaqueu, o publicano.

O que podemos imaginar sobre a rotina de Zaqueu é que o mesmo trabalhava em Jericó. Ele comandava toda a movimentação dos coletores de impostos daquele local para os romanos.

As pessoas daquela época viam esses publicanos com maus olhos, uma vez que, no meio desses cobradores de impostos, havia uma espécie de intimidação para com as pessoas cobradas.

Então, de modo geral, esse é o panorama que podemos traçar em relação à vida de Zaqueu.

A História De Zaqueu Em Detalhes

No Evangelho de Lucas capítulo 19:1-10, encontramos relatos sobre a história de Zaqueu.

A Bíblia narra que certa vez Jesus passaria pela cidade de Jericó. E havia um homem rico chamado Zaqueu, o qual era chefe dos publicanos

“Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão”. (Lucas 19:1-3)

Nesse relato, segundo a Bíblia, Zaqueu sabia que Jesus passaria por Jericó. E então queria vê-lo a qualquer custo.

Mas a multidão o impedia; ainda mais por ser um homem de estatura baixa.

Zaqueu então subiu em uma árvore para esperar pelo o momento em que Jesus passaria.

 E aconteceu que Jesus, assim que viu Zaqueu, disse que ele deveria descer daquela árvore, porque Ele iria estar na casa dele.

“Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. (Lucas 19:4-5)

Mas isso não agradou em nada o povo. Eles não compreendiam como Jesus entraria na casa de um pecador.

E Zaqueu, muito alegre, disse a Jesus que daria metade de seus bens aos pobres, e ainda restituiria alguém que tivesse sido defraudado por ele.

E Jesus disse a Zaqueu que naquele dia havia chegado Salvação a casa dele, porque Zaqueu também era filho de Abraão.

Disse ainda que o Filho do Homem veio salvar o perdido.

Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um pecador. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais .Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão.Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.  (Lucas 19:7-10)

 A História De Zaqueu: Lições

Quando analisamos o que a Bíblia Sagrada nos apresenta sobre a história de Zaqueu, podemos notar em primeiro momento que não há muita coisa que podemos extrair dessa história, uma vez que, tudo o que se sabe sobre Zaqueu está no Evangelho de Lucas capítulo de número 19:1-10.

Mas, sim. É possível estudar a História de Zaqueu por meio dos ensinamentos que ele deixa para nós.

O que é interessante nessa história, é que Zaqueu era um homem rico, importante, mas desprezado pelo povo. Como já foi dito aqui por ele ser um publicano, chefe dos cobradores de impostos.

Porém, esse mesmo homem está em busca de conhecer Jesus e dizer a Ele que reconhece os próprios erros e que pretende mudar de verdade.

Jesus, como conhece os corações, e a sinceridade de cada um, decidi ir até a casa de Zaqueu para estar ali com ele, contrariando todo o povo que não entendia essa atitude.

Aprendemos com a história de Zaqueu que para nos arrependermos de verdade, E devemos nos humilhar perante Deus.

Zaqueu mostrou que estava arrependido quando disse a Jesus que daria metade dos bens aos pobres e ainda restituiria até quatro vezes mais alguém que pudesse ter sido prejudicado por conta dele.

Dessa forma, vemos que Zaqueu teve atitude. Ele não apenas estava dizendo que estava arrependido, mas ele mostrava isso com uma ação ao dizer o que ele iria fazer.

Muitas vezes, nós pedimos perdão a Deus, dizemos que estamos arrependidos, e não mostramos isso com atitudeS.

Saiba que Deus sempre estará disposto a perdoar os seus pecados, mas para que você mostre a Deus o seu verdadeiro arrependimento, você precisa externalizar isso através de uma atitude.

No caso de Zaqueu, foi doar aos pobres e restituir alguém que ele prejudicou, mas no seu caso pode ser outra questão; vai depender do seu erro.

Então, se você ofendeu uma pessoa, por exemplo, não espere, vá até essa pessoa e peça perdão a ela e não volte a ofendê-la mais.

Mude de verdade. A mudança vem através das nossas ações concretas.

Também Podemos Tirar De Lição…

Aprendemos com Jesus que não podemos julgar as pessoas. Há quem pense que alguém não é digno de ser visto por Deus porque vive em pecado.

Mas a verdade é que, segundo a Palavra de Deus, todos nós somos pecadores.

E, além disso, Jesus veio para quem está perdido. Assim, não há nenhuma pessoa nesse mundo que seja santa, somente Deus é santo.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Romanos 3:23)

Observe ainda que Jesus diz que Zaqueu também é filho de Abraão. Isso quer dizer que Zaqueu, mesmo sendo um pecador, também estava incluído por fé à descendência de Abraão.

A atitude de Jesus perante Zaqueu nos ensina que Ele não olha como nós olhamos; Ele vê a mais profunda intenção do nosso ser.

Jesus não quer saber se a pessoa é rica ou pobre; ou se é um pecador; pois Jesus sabe que todos nós somos pecadores, mas Ele se interessa pela sinceridade do nosso coração.

Ele quer saber se realmente reconhecemos os nossos erros e se estamos dispostos a mudar de verdade.

Aprenda com a história de Zaqueu.

Faça como ele, se aproxime de Jesus, mas com um coração sincero e disposto a viver uma vida de acordo com a Palavra de Deus!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


5 × 2 =

1 Comentário