Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Bem Aventurados Os Pobres de Espírito: Significado e Lições.

Tempo de leitura: 5 min

Bem Aventurados Os Pobres De Espírito

Se você observa o mundo em que vivemos, e as pessoas em suas rotinas, já deve ter percebido o quanto reclamam que suas vidas são vazias.

Muitos se esforçam para obter resultados financeiros e status. Querem ter reconhecimento a todo custo. Parece que para ter valor o ser humano precisa ter grandes bens materiais e conquistas profissionais.

O mundo parece não reconhecer o valor de uma pessoa que está dentro de cada um de nós, isto é, na nossa personalidade ou no nosso caráter.

No entanto, saiba que para Deus o que importa é o coração que carregamos.

Deus não olha para nosso sucesso material. Ele olha para o nosso interior; para as intenções do nosso ser.

As pessoas lutam tanto, se desgastam e até conseguem objetivos sejam eles materiais ou não, mas nunca estão satisfeitas; parece que sempre há uma inquietação, uma sensação de solidão ou de algo que está faltando.

Muitas pessoas buscam essa falta em festas intermináveis, encontros com os amigos e até com pessoas que amam, mas nada consegue suprir suas necessidades.

É sobre o nosso interior que vamos falar aqui. Em outras palavras vamos entender o significado de pobres de espírito mencionado por Jesus Cristo na Bíblia Sagrada.

Situando o Versículo.

A Bíblia Sagrada relata que Jesus Cristo fazia sermão no monte e, em uma dessas pregações em que Jesus falava das bem-aventuranças, ele destaca os pobres de espírito, dos quais é o Reino dos Céus. “Bem – aventurados os pobres de espírito, pois deles é o Reino dos céus”. (Mateus 5:3)

Essa mensagem pode trazer certa confusão pela questão de que, em geral, entendemos pobre no sentido de alguém que não possui finanças, dinheiro. Mas o que será que isso quer dizer?

Quem São Os Pobres De Espírito?

É sabido que a palavra pobre tem o significado de alguém que é desprovido de riquezas. Porém, devemos entendê-la de forma mais amplificada.

Ser pobre pode ser por falta de qualquer tipo de riqueza, sejam bens materiais ou de virtudes de caráter.

Assim sendo, uma pessoa pobre de espírito, a luz da palavra de Deus, significa uma pessoa humilde, que entende que nela há pecados, falhas e falta de virtudes e de boas intenções, justamente pela natureza carnal do ser humano. 

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”( efésios 2:4-5)

 Bem Aventurados Os Pobres De Espírito: Interpretação

Tendo em vista o que significa ser pobre de espírito, segundo a palavra de Deus, entendemos então o porquê essas pessoas são bem aventuradas para Deus.

Uma pessoa pobre de espírito sabe que não é merecedora de absolutamente nada; tudo que possui vem de Deus e só vive pela misericórdia do Senhor. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)

Essas pessoas sabem que não tem como agradecer a Deus pelas suas infinitas misericórdias. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.(Lamentações 3:22,23)

Elas são pobres no sentido de que não são merecedoras de tudo que são ou que possuem. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)

E para Deus é isso que vale, é isso que importa; a pessoa reconhecer que é pequena e pobre diante de Deus.

Bem Aventurados Os Pobres De Espírito: Lições.

Assim como todos os assuntos presentes na Bíblia Sagrada, esse ponto sobre os pobres de espírito nos traz uma lição muito bonita e profunda, que é:Deus observa os corações.

Ele quer que tenhamos um coração puro. Deus não suporta o coração altivo e orgulhoso. “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6)

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29)

Dessa forma, quando Jesus diz no sermão da montanha que dos pobres de espírito é o Reino dos céus, ele quer dizer que essas pessoas vão para o reino Dele porque reconhecem a soberania de Deus.

Elas sabem que são dependentes Dele, e que se não fosse pela graça de Deus em suas vidas, já estariam mortas e entregues a condenação eterna. “Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. (salmos 103:15,16)

Não é, portanto, correto dizer que é pecado ser rico ou que isso não agrada a Deus, já que, para Deus o que importa é o interior do ser humano.

“Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” (Mateus 6:19-21)

Entenda, portanto, que você pode sim querer ter riquezas, prosperar financeiramente nessa vida, mas lembre sempre de ter um objetivo segundo a vontade de Deus, sempre ajudando como puder ao próximo, e com humildade de coração acima de qualquer posse material ou status profissional.    

“Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16:7)

Deus olha para as intenções do seu coração. Faça, portanto, tudo de boa vontade, da forma correta e com muito amor.

Assim, você terá uma vida abundante; não por ter muitas riquezas, mas por saber que faz a vontade do Pai que está nos céus. “Quem deposita confiança em suas riquezas certamente se decepcionará, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante” (Provérbios 11).

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


5 × 5 =

Seja o primeiro a comentar!