Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Como Aprender a Pregar a Palavra De Deus? Um Guia Para Iniciantes!

Tempo de leitura: 5 min

Como Aprender a Pregar a Palavra De Deus

Nos dias atuais ser pastor é algo bem comum. Há diversas igrejas protestantes e em cada uma delas, em geral, há vários pastores.

Encontrar pregadores da palavra de Deus por aí, não é uma tarefa difícil.

O que não achamos facilmente são pregadores da palavra de Deus que realmente vivem o que pregam, e entregam a mensagem de acordo com aquilo que Deus designou para ser transmitido ao povo.

Se alguém sente o chamado para ser pastor, precisa manter uma vida em comunhão constante com o Senhor; se preparar em relação aos estudos bíblicos e aos conhecimentos em geral, que de certa maneira trazem algo a mais.

Deve-se levar em consideração que é preciso se interar de tudo o que envolve a função pastoral e suas exigências. Ou seja, são vários requisitos necessários para cumprir o seu chamado.

E, para ajudar você nessa missão, nós preparamos um guia para iniciantes sobre como aprender a pregar a palavra de Deus.

Conheça De Forma Profunda a Palavra de Deus

É fundamental que você conheça a Palavra de Deus em todos os seus detalhes. Então, estude a Bíblia Sagrada todos os dias e estabeleça isso como parte da sua rotina para sempre.

Além disso, inclua nesses estudos coisas relacionadas aos conhecimentos gerais de forma que venham acrescentar no seu domínio sobre diversos assuntos.

Como Aprender a Pregar: Busque a Direção De Deus

Esteja em constante oração e peça a Deus para direcioná-lo para que você aprenda a pregar a Palavra de Deus transmitindo a verdade do Evangelho e com isso consiga atrair as almas para Cristo.

Procure Aconselhamento De Alguém Capacitado Para o Assunto

É interessante que você procure conversar com pregadores já experientes que possam orientá-lo corretamente sobre como funciona um sermão e a estrutura do mesmo.

Faça Anotações Sobre Os Estudos Bíblicos

Anote tudo que você puder sobre o assunto pregar a palavra de Deus e sobre os temas bíblicos, para que você esteja familiarizado e imergido nas coisas de Deus cada vez mais.

Estude Sobre Como Manter a Atenção Dos Ouvintes

Aprender técnicas de como falar em público não traz problema algum; isso é válido uma vez que o foco principal seja pregar a verdade e ganhar as almas para o Senhor. Então, estude a respeito de homilética.

Diminua a Empolgação e Pregue Somente o Que Preparou

Nas primeiras pregações não sinta muita empolgação e não pregue coisas fora da ideia principal do sermão. Isso pode fazer com que você perca a centralidade da mensagem e confunda os ouvintes.

Vá ganhando confiança em seus estudos e saiba que Deus estará com você.

Sintetize As Ideias e Apresente a Moral Da Mensagem

No término na mensagem procure sintetizar as ideias e apresentar a lição que se tira do assunto exposto, para que os ouvintes possam compreender a pregação com mais clareza e sem dúvidas.

Não Imite Outros Pregadores

Ao pregar faça tudo do seu jeito. Não tente imitar outros pastores.

Você está ali para entregar a mensagem de Deus e é o Espírito Santo que irá tomar o lugar e realizar a obra necessária através da sua ministração.

Como Aprender a Pregar a Palavra De Deus: Outras Dicas

Aprenda, portanto com esse artigo sobre como aprender a pregar a Palavra de Deus que o mínimo que você precisa fazer é estudar a Bíblia Sagrada todos os dias.

Você precisa saber que a sua responsabilidade como pastor é guiar corretamente as suas ovelhas para que elas não se percam. Assim, conheça muito bem os ensinamentos bíblicos.

“Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos” (Provérbios 27:23)

O interessante é que você consiga estabelecer uma rotina firme de estudo bíblico para sua vida.

Algo que você terá que fazer sempre, porque pregar a Palavra de Deus requer buscar incessantemente por conhecimento e isso não se adquiri de uma hora para outra; na verdade, é algo gradual

Além disso, quem deseja pregar a palavra deve estar por dentro, não somente dos assuntos bíblicos, mas também dos assuntos da atualidade.

Assim, você pode transmitir a lição da mensagem de forma que os ouvintes consigam aplicar os ensinamentos bíblicos em suas vidas nos dias de hoje.

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2)

Lembre- se: Pregar Vai Além De Falar Bem Em Público…

Saiba que pregar a Palavra de Deus não é para aqueles que se expressão bem em público. Ter essa desenvoltura ajuda bastante no processo de uma pregação, mas pregar vai muito além; e não é rapidamente que você ganhará praticidade para pregar. Isso  acontece, mas leva um tempo.

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,”
(Efésios 4:11-12)

“Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.
(2 Timóteo 2:24-26)”

Então acredite nisso! Se você sabe que tem um chamado para realizar tal função, estude bastante, pregue com mansidão e entregue tudo nas mãos Dele.

Assim, o Senhor irá trazer até você toda a capacitação necessária para que você seja um mensageiro das boas novas.

“pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.”(1 Pedro 5:2-4)

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


5 + 10 =

Seja o primeiro a comentar!