Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Como Estudar a Bíblia Para Pregar? Guia Para Iniciantes!

Tempo de leitura: 5 min

Como Estudar a Bíblia Para Pregar

Estudar a Bíblia Sagrada para o cristão é algo essencial para que ele tenha conhecimento da Palavra de Deus e, guardando os seus ensinamentos, seja grandemente abençoado.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)

E, para quem tem o chamado de pastor, mas ainda é apenas um iniciante, é preciso adquirir em sua vida uma rotina de estudos bíblicos de forma ainda mais aprofundada.

Não que outros não devam estudar a fundo, mas o pastor é responsável por um rebanho e, assim sendo, não pode transmitir mensagens equivocadas da palavra Deus.

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20)

Tendo em vista a importância de se estudar a Bíblia Sagrada, principalmente para quem é ou pretende ser um pregador, confira abaixo algumas dicas sobre como estudar a Bíblia para pregar:

Como Estudar a Bíblia Para Pregar: Ore Antes De Estudar

Uma vez que a Bíblia é a própria Palavra de Deus, você precisa orar antes de começar o estudo para que o Espírito Santo entregue o entendimento de cada passagem.

Dessa forma, você obterá as interpretações corretas dos assuntos. Além do mais, uma vida de oração deve fazer parte da vida de qualquer Cristão, não é mesmo?

Faça Um Planejamento De Estudo

É de extrema importância que você elabore um planejamento de tudo que pretende estudar: pensar nos dias, horários e o tempo que irá investir.

Assim, facilitará a sua organização na hora de estudar, o que garante um aprendizado mais eficiente. Essa é uma ótima dica de como estudar a Bíblia para pregar, pois a organização é fundamental para o aprendizado.

Mantenha a Rotina De Estudo

O seu desempenho em relação ao estudo bíblico trará resultados positivos somente se você mantiver a rotina. Não adianta começar a estudar e depois abandonar tudo.

Saiba que ninguém sabe todas as coisas. E você que deseja ser um pregador das boas novas precisa ter uma vida de estudo bíblico constante. Sempre haverá algo novo para aprender.

Alem disso, conhecimento nunca é demais. Seja disciplinado!

Como Estudar a Bíblia Para Pregar: Busque Outras Fontes

Estudar a Bíblia Sagrada não significa estar focado apenas nela. É fundamental que você busque informações históricas de forma a ampliar o seu conhecimento.

É claro que você não pode confundir as ideias. Deve buscar coisas que realmente acrescentam no estudo bíblico.

Elabore Pequenas Mensagens Para Treinar

Pode ser interessante pensar em mensagens que possam ser pregadas para que você treine. Assim, você também poderá adquirir conhecimento e facilidade para desenvolver pregações cada vez mais. Então, estude e treine o máximo que puder.

Estude a Bíblia Com Várias Atualizações

Hoje em dia há diversas atualizações da Bíblia Sagrada e totalmente acessíveis.

Elas auxiliam ainda mais na compreensão das escrituras, pois através delas você terá uma visão por vários ângulos, o que ajuda bastante.

Tenha Um Dicionário Bíblico Para Ajudar

O dicionário bíblico serve para que você entenda o significado de alguma palavra específica, termos e expressões bíblicas, com isso o entendimento do todo será mais fácil.

Faça Uso De Técnicas Para Memorizar Passagens Bíblicas

Essas técnicas de memorização da Bíblia Sagrada são úteis e acrescentam bastante, mas você pode buscar por aquilo que seja mais fácil para você. Então, estude bastante e leia a Bíblia todos os dias.

Faça Fichamentos e Avalie o Seu Desempenho

Faça fichamentos inteligentes de tudo que você estiver estudando. Essas anotações devem ser práticas para facilitar a absorção dos conteúdos.

Além disso, elabore questionários ou algo do tipo para que você consiga testar os próprios conhecimentos em relação aos assuntos estudados.

Como Estudar a Bíblia Para Pregar? Um Resumo:

Tenha em mente que essas são apenas algumas das diversas dicas sobre como estudar a Bíblia para pregar.

Não há uma regra fixa por onde começar; faça a sua organização pessoal, pois elas são essenciais e provocam ótimo efeito se colocadas em prática.

“Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.” (Romanos 15:4)

“Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;
E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis”. (
Provérbios 24:3,4)

Não adianta você desejar estudar a Bíblia, mas de forma errada. É sabido por todos que a Bíblia Sagrada é um livro antigo, extenso e repleto de conteúdos que exigem de nós muita dedicação e disciplina.

Então, organize a sua rotina de estudos, veja como você pode priorizar o tempo e assim conseguir reter um grande conhecimento da Palavra de Deus.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7)

Entenda, portanto, que a rotina de estudos bíblicos não pode ficar de fora da vida de quem pretende pregar.

Saiba que você nunca deve falar durante uma pregação sobre assuntos que ainda não domina muito bem.

Dessa forma, você evita de entregar aos ouvintes ideias equivocadas a cerca das Escrituras e da palavra de Deus.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para todo boa obra”. (2 Timóteo 3:16-17)

Que através dessas dicas você tenha aprendido como estudar a Bíblia para pregar e que o Espírito Santo de Deus possa tomar a frente de seus estudos.

Estabeleça uma comunhão com Ele, busque o conhecimento e assim muitas almas serão trazidas para o Senhor Jesus Cristo através da sua vida!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


five − 1 =

Seja o primeiro a comentar!