Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Como Fazer Um Esboço De Pregação Expositiva? Passo a Passo!

Tempo de leitura: 5 min

 

Como Fazer Um Esboço De Pregação Expositiva

A pregação expositiva, apesar de exigir certo preparo do pregador, é capaz evitar qualquer forma de heresia, uma vez que, dificulta qualquer interpretação errônea das Escrituras.

Esse tipo de pregação deve levar em conta o contexto da passagem utilizada e fugir de ideias fantasiosas acerca da palavra de Deus.

 “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2)

Assim, esse tipo de pregação apresenta  realmente aquilo que o texto diz. Ele expõe o significado central de uma passagem bíblica.

Para dar conta de apresentar a verdade das Escrituras, é interessante que o pregador faça um esboço das pregações que pretende realizar. É claro que alguns pastores mais experientes possam não elaborar esses esboços, mas eles são de grande ajuda para que a pregação flua de forma bem harmônica.

Tendo isso em vista confira o passo a passo abaixo sobre como fazer um esboço de pregação expositiva:

1º Passo: Ler a Bíblia Sagrada e Estudar Sobre o Assunto a Ser Pregado

A primeira coisa que você precisa fazer é buscar o assunto que pretende pregar através da leitura da Bíblia Sagrada.

Ore a Deus para que ele mostre qual mensagem você deve pregar. Estude a palavra e deixe Deus agir.

Dessa forma o assunto virá naturalmente. Tenha fé!

2º Passo: Organizar As Ideias De Forma Esquemática

Aqui nesse passo você já deve, portanto, saber o que vai pregar.  Precisa apenas organizar as ideias em sua mente.

Então, escreva sobre tudo o que está atrelado ao tema da mensagem, ao desenvolvimento dela, aos detalhes que não podem passar despercebidos, à moral da pregação dentre outras coisas importantes.

Observe o contexto, o direcionamento da mensagem, o estilo do texto, quem fala, a moral final, sua aplicabilidade para os dias atuais, etc.

Faça essas anotações buscando organizar as ideias de forma lógica e sequencial. Além disso, será necessário um estudo aprofundado do assunto enquanto organiza a mensagem.

3º Passo: Criar o Esboço De Forma Prática e Sucinta

No terceiro passo você, então, fará o esboço. Assim, escreva de forma prática os tópicos que envolvem todo o sermão.

Aqui é preciso tomar muito cuidado para não escrever muito, porque no momento da pregação, você poderá se confundir ou até mesmo perder muito tempo analisando o esboço.

O esboço de uma pregação expositiva precisa ser prático e utilizável. Não basta colocar em tópicos a estrutura da pregação se a escrita estiver desorganizada.

Busque escrever em apenas uma frase pequena o ponto principal de cada tópico. Muitas vezes, apenas uma palavra já direciona para uma questão.

Veja abaixo um exemplo simples de um esboço de pregação expositiva:

Texto Bíblico: Mateus 5: 1-5

INTRODUÇÃO: Siga os ensinamentos de Jesus e receba as bênçãos

Transição

Tenha as qualidades ensinadas por Cristo

1) Humildade de Espírito para herdar o reino de Deus (v-3)

– Deixe o orgulho de lado e seja humilde

2) Sinceridade ao expressar os sentimentos ( v – 4)

– Não esconda o que senti de verdade. Conte tudo para Deus e chore em sua presença.

3) Mansidão de coração para herdar a terra ( v- 5)

– Seja equilibrado e receba a sua herança

CONCLUSÃO

Devemos seguir esses ensinamentos de Cristo para herdarmos as bênçãos do Senhor e assim teremos uma vida abundante.

4º Passo: Revisar o Esboço a Fim De Verificar a Sua Eficácia

Após elaborar o esboço faça um teste com ele observando as ideias escritas para ver se tudo faz sentido, e se ele pode enfim ser útil.

Conclusão Sobre Como Fazer Um Esboço De Pregação Expositiva

Esse passo a passo para que você aprenda como fazer um esboço de pregação expositiva é apenas uma maneira fácil de elaboração. Mas, a verdade é que não há um tipo de esboço fixo.

O importante é você conseguir montar um esboço em que as ideias estejam bem organizadas e que ele seja prático durante a pregação.

Há pastores mais experientes que não tem o costume de utilizar um esboço para pregar. Mas isso vai do jeito de cada pessoa.

Se você sentir maior segurança com essa ajuda, não precisa pensar que não conhece a Palavra de Deus; uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Usar um esboço para pregar é uma vantagem, no sentido de que ele evita com que os assuntos importantes fiquem esquecidos durante o processo. Até porque podem ocorrer interrupções e com isso o pregador perde o foco da mensagem.

Vale lembrar, que você pode criar vários esboços de sermões enquanto estuda a palavra de Deus na sua rotina e assim, além de adquirir cada vez mais conhecimentos, terá preparado várias mensagens.

Não se esqueça jamais que é Deus quem nos auxilia e nos capacita em tudo. Assim, o que importa para Deus é se você pretende realizar uma pregação respeitando a Palavra de Dele para alcançar os corações para o Senhor Jesus.

Experimente falar sobre os ensinamentos bíblicos com as pessoas em uma maneira informal mesmo, para que você se habitue a falar de Deus. Permita que o Espírito Santo  conduza o seu processo como pregador da Palavra.

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ;Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.”
(1 Timóteo 3:2-7)

Estamos chegando ao fim deste artigo sobre como fazer um esboço de pregação expositiva.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


10 − three =

1 Comentário