Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Como Memorizar a Bíblia? As 7 Melhores Dicas Que Funcionam Mesmo

Tempo de leitura: 5 min

Aprenda Como Memorizar a Bíblia

O estudo da Bíblia Sagrada e a memorização das passagens são fundamentais para que você cristão tenha um conhecimento aprofundado da palavra e esteja preparado para uma situação de evangelização.

Para responder alguma dúvida que possa surgir de alguém, para você que tem um chamado pastoral, etc. Seja para o que for é essencial que o cristão tenha a palavra de Deus guardada em seu coração.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16-17)

A memorização da Bíblia Sagrada pode parecer algo bastante complexo para a maioria das pessoas justamente porque é um livro grande, com muitos capítulos, versículos, histórias, datações e tudo mais.

A verdade é essa mesmo.

Em primeira vista pensar em memorizar a Bíblia Sagrada realmente parece uma tarefa impossível, mas não é bem assim.

Acredite, é possível memorizar a Bíblia, mas você precisa seguir algumas dicas fundamentais para que isso aconteça.

Saiba que há técnicas complexas de memorização da Bíblia, mas essas técnicas se mal aplicadas podem fazer com que você perca tempo com tanta sistematização que por fim acaba não memorizando nada.

Assim sendo, a seguir você encontrará o fundamental sobre como memorizar a Bíblia. Confira, portanto as 7 melhores dicas de memorização da Bíblia Sagrada:

1- Leia a Bíblia

Antes de pensar em qualquer técnica infalível sobre como memorizar a Bíblia Sagrada, entenda que a leitura da Bíblia é o que tem de mais eficiente nessa jornada de memorização.

Em outras palavras é dizer que ao ler a Bíblia constantemente, a memorização de boa parte do seu conteúdo acontecerá de forma gradual e natural.

“ Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos”. (Jeremias 15:16)

2- Crie Um Hábito De Estudo Da Bíblia

Ler a Bíblia de forma corrida, sem estar concentrado na leitura não fará diferença.

Para que você consiga de fato memorizar passagens, datas históricas e os detalhes você precisa separar um momento todos os dias para estudar de forma aprofundada cada livro da Bíblia, buscar as referências históricas, fazer anotações, criar gráficos e fichamentos.

Busque também memorizar passagens fundamentais onde encontramos toda a base do cristianismo.

Se você fizer isso todos os dias, o seu cérebro de forma natural irá memorizar até a localização dos capítulos e versículos.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” (João 5:39)

3- Não Canse o Seu Cérebro

Não faça repetições exaustivas das passagens bíblicas. Isso irá cansar o seu cérebro.

O que pode ser feito é um pequeno questionário para você mesmo sobre um livro da Bíblia, ou um capítulo específico.

Dessa forma, você fará uma autoavaliação dos conteúdos que você tem estudado e assim a memorização será inevitável.

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse”.
(João 14:26)

4- Ouça Áudios Da Bíblia e Pregações

Ouvir a Bíblia através de áudios também é uma forma muito eficaz para internalizar as passagens de forma natural.

Além disso, ouvir pregações funcionará da mesma maneira.

São alternativas para que você consiga memorizar a Bíblia Sagrada de forma mais natural e menos cansativa.

“Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.” (Deuteronômio 30:10)

5- Participe De Grupos De Estudo

Procure um grupo de estudos bíblicos e faça parte dele. Quando dialogamos sobre o que estudamos fixamos os conteúdos mais rapidamente.

 Então, fale bastante sobre a Bíblia e ouça bastante o que os outros estão analisando também. Há igrejas que possuem esses grupos de estudos, mas você pode organizar um caso não encontre um grupo para participar.

Junte pessoas interessadas e estudem juntos. Essa é uma boa forma de como memorizar a Bíblia.

“Mas o que ela diz? “A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração”, isto é, a palavra da fé que estamos proclamando.”
(Romanos 10:8)

6- Vivencie a Bíblia Sagrada

Reservar momentos específicos apenas para estudar e memorizar a Bíblia é de grande importância, mas se você quer garantir que isso aconteça de forma mais rápida e menos cansativa, você precisa vivenciar a Bíblia.

Isto é, esteja com a palavra de Deus envolvida em todo o seu dia como for possível, assim você pode ouvi-la no caminho ao trabalho, enquanto realiza alguma tarefa em que não exija muita concentração.

Fale sobre a Bíblia para o máximo de pessoas que você puder, enfim  certifique-se que a palavra de Deus esteja sempre presente em sua vida.

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido”.
(Josué 1:8)

7- Ore Sempre

Saiba que memorizar a Bíblia para que você consiga manter a palavra de Deus sempre contigo é algo importantíssimo para a evangelização, mas antes de tudo tenha uma vida consagrada a Deus e ore bastante.

Ou seja, encha o seu coração da palavra Dele. Dessa forma, você não apenas irá memorizar passagens bíblicas, mas terá guardado em seu coração, no mais profundo a Palavra de Deus.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos.” (Salmos 119:11-12)

As dicas sobre como memorizar a Bíblia que você acabou de ver aqui, são dicas simples, mas acessíveis à realidade de qualquer um que deseja conhecer mais sobre Deus e memorizar a Bíblia Sagrada.

Então, faça uso delas na sua rotina e acredite que quando menos você imaginar já terá memorizado grandes coisas.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 × five =

Seja o primeiro a comentar!