Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Como Montar Uma Pregação? Passo a Passo Para Você Seguir!

Tempo de leitura: 5 min

Como Montar Pregação Passo a Passo

Quem já participou de um culto e saiu dele com aquela sensação agradável após ouvir uma mensagem edificante sabe o quanto isso é prazeroso. Nos dias atuais a rotina da maioria das pessoas é conturbada; repleta de noticiários trágicos e isso nos deixa até abatidos, não é verdade?

Mas, para quem vai ministrar a Palavra de Deus, será que também é prazeroso saber que foi capaz de transmitir a mensagem de forma clara e assim edificar a vida dos membros da igreja? Com certeza!

Então, para ajudar você, pregador, vamos estudar aqui como montar uma pregação passo a passo.

Este é um artigo para você que sente o chamado de Deus ou que está começando como pastor e quer aprender como ser um instrumento Dele e tocar a alma das pessoas.

Esteja Ligado a Deus

Saiba que Deus deve estar a frente de tudo e que você deve estar em constante comunhão com Ele. Na hora de pregar não seria diferente, ainda mais pelo tamanho da responsabilidade que tal tarefa requer de um pastor.

Dessa forma, você que pretende ser um pastor, precisa estar ligado a Deus.

 É claro que ninguém é perfeito e perante o Senhor somos todos iguais, mas o trabalho do pastor é transmitir às ovelhas de Cristo a mensagem da verdade de Deus.

Então, para que o pastor consiga alcançar esse objetivo precisa se consagrar, andar em Espírito e tomar cuidado com o exemplo que é para os membros.

Aprenda o Significado De Pregar 

Pregar a Palavra de Deus é algo muito lindo e honrado, porém, não pode ser realizado como se fosse uma palestra qualquer. Pregar é entregar, ensinar e advertir os membros sobre tudo que envolve a Palavra de Deus e a vida daquele que se entrega a Cristo.

Assim, o pastor deve ser um exemplo de fé a ser seguido. O pastor deve orientar constantemente às ovelhas para que elas tenham uma comunhão com Deus, se arrependam dos seus pecados e vivam abundantemente.

Saiba o Que Pregar

Como montar uma pregação sem ter em mente o que irá pregar, não é mesmo? É verdade, esse é um questionamento muito comum para quem está iniciando como pastor. E até mesmo para os mais experientes.

A verdade é que a palavra de Deus ao ser transmitida aos membros deve ser feita de forma verdadeira, sem deturpações e invenções.

Para que você saiba o que pregar o melhor conselho de todos é pedir a Deus para mostrar um caminho e para usá-lo na hora de entregar a mensagem. Além disso, leia o nosso artigo com temas para pregação.

Estude Bastante a Palavra e Busque Conhecê-la a Fundo

Não adianta você orar para pregar, e ter todo ensinamento de como montar uma pregação, se você não tiver uma vida de estudo bíblico e meditação na Palavra de Deus.

Então, estude não somente a Bíblia, mas tudo aquilo que pode estar atrelado a ela de forma a acrescentar a mensagem de Deus. Busque por um conhecimento amplo sobre vários assuntos.

Elabore Um Guia Para Usar Na Hora De Pregar

Quando você, pregador, estiver elaborando uma mensagem é de grande ajuda criar um pequeno guia a ser seguido durante a pregação. Isso não pode faltar no seu passo a passo sobre como montar uma pregação.

Não é bom que seja algo grande, complexo ou com muitas coisas escritas. O seu guia deve ser apenas uma coisa simples, contendo alguns tópicos para ter como base e não se esquecer de pontuações importantes.

Não Memorize o Que Irá Dizer

Memorizar o que irá dizer é uma das piores coisas que alguém pode fazer no momento de expor seja qual for o assunto. Isso faz com que você crie uma ansiedade sobre o que precisa dizer juntamente como o medo de esquecer e a tentativa de se lembrar da mensagem.

Assim sendo, apenas estude a fundo sobre o que você irá pregar e no momento da pregação use apenas o guia base e deixe a sua fala fluir naturalmente.  Você pode até ensaiar o que vai dizer, mas nunca decore um discurso, palavra por palavra.

Peça a Deus Para Ser Usado Por Ele Na Hora De Pregar

Assim que você já estiver com a pregação preparada, ore e peça a Deus para que você seja um instrumento que irá entregar a palavra e abençoar a vida das pessoas.

E que através da sua pregação almas sejam alcançadas para Ele.

Esse passo a passo de como montar uma pregação aqui apresentado é algo simples, porém fundamental para você que pretende pregar.

A verdade é que nessa tarefa não existem mistérios; como já foi dito aqui o que importa é que você tenha de fato um chamado para desempenhar a função de pastor, e ao exercê-la deixar que o Espírito Santo use a sua vida como um instrumento para atrair vidas para Deus.

“Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória” (1 Pedro 5:2-4)

Conclusão Sobre Como Montar Uma  Pregação

O pastor deve, portanto, manter uma vida equilibrada e continua no que diz respeito ao seu relacionamento com Deus e com a igreja.

Saiba que Deus conhece o nosso coração, e Ele sabe de nossas intenções. Por isso, você que tem um chamado para ser pastor, faça isso de todo o seu coração e com sinceridade.

Dessa maneira, além de você abençoar muitas vidas, também será abençoado por Deus. Não tenha dúvidas!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


15 + nineteen =

2 Comentários