Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Concupiscência: O Que É? O Que a Bíblia Diz De Verdade?

Tempo de leitura: 6 min

Placa de Perigo: O que é concupiscência

Não é preciso conhecer a palavra de Deus para saber que o ser humano vive em busca de satisfazer os seus desejos. Sempre almejamos por um emprego dos sonhos, por coisas materiais, por amigos ao redor, etc.

Mas, isso não é um problema quando você pretende alcançar objetivos de vida que estão de acordo com os valores de Deus de forma humilde e com sinceridade.

Outro ponto é que o ser humano muitas vezes não controla as próprias emoções, os desejos da carne, as ambições dessa vida, e se deixa levar por práticas contrárias a palavra de Deus.

Acontece é que não agrada a Deus a pessoa que deseja aquilo que não lhe pertence ou deseja algo que para Deus não é correto.

A Bíblia Sagrada utiliza o termo concupiscência para se referir em geral aos desejos humanos.

E, neste artigo, vamos entender ao certo o significado de concupiscência e como esse vocábulo se comporta na Bíblia:

O Que É Concupiscência?

É possível entender concupiscência como um desejo ou uma vontade grande e exacerbada voltados para uma coisa.

O sentido atual da palavra geralmente é associado com um desejo sexual, porém o sentido que a Bíblia Sagrada apresenta vai depender de qual tipo de situação se trata.

Na Bíblia, portanto pode-se entender de modo geral, a concupiscência como qualquer forma de ambição humana.

Concupiscências no Antigo Testamento.

O vocábulo concupiscência (nephesh) pode ter, através de uma tradução do hebraico, o significado de um anseio intenso por qualquer coisa.

No Antigo Testamento essa palavra é utilizada como uma vontade muito forte, quase que violenta em fazer algo. “O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.” (Êxodo15: 9).

O vocábulo também pode ser traduzido do hebraico (ta’awa) para fazer referência ao anseio descontrolado por algo. “Não refrearam o seu apetite. Ainda lhes estava a comida na boca.” (salmos78:30)

“E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?”(Números11:4).

“Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo”. (Números 11:34)

Concupiscência No Novo Testamento.

No novo testamento, a palavra concupiscência é traduzida do grego (epithumia), que também significa o desejo forte de algo.

Essa palavra foi usada várias vezes no Novo Testamento, mas para que possamos compreender os sentidos que ela envolve devemos analisar os contextos.

Em Romanos a palavra vem designar a ambição por algo que não é permitido, isto é, por algo pecaminoso e ruim. “Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.” (Romanos 1:24)

 Por outro lado, porém, o vocábulo ganha um sentido bom quando Jesus estava falando acerca da Páscoa.

“E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça” (Lucas22:15)

Há portanto, de forma geral,  diversos sentidos para a palavra concupiscência, que pode significar um desejo muito grande em algo agradável, em um sentido bom.

Ou desejos ruins, como prática de maldade, violência, desejos sexuais descontrolados e de forma ilícita, ambição com os olhos em cima daquilo que não é permitido, desejos mundanos, carnais, dentre outros.

Como Vencer a Concupiscência Da Carne?

Como vimos anteriormente o ser humano sempre está em busca daquilo que lhe traga satisfação e prazer.

Acontece que nós somos impulsionados, pela natureza carnal a praticar coisas que são contra a natureza do Espírito. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.
(Gálatas 5:16)

É dizer que o espírito luta contra o a nossa natureza todos os dias pra que não façamos o que queremos, senão podemos fazer coisas que desagradam a Deus. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis”.
(Gálatas 5:17)

Então, quando você se sentir tentado a fazer algo errado, não pense que isso acontece só com você; até pessoas que vivem uma vida totalmente consagrada a Deus, também sofrem tentações.

Cada pessoa é tentada em uma coisa. Às vezes para um a tentação está em querer as riquezas dessa vida, para outros em fraquezas sexuais, e ainda outros em praticar coisas ilícitas; terríveis até de imaginar.

“Bem – aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode
Ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. (Tiago 1:12-15)

Mas, para que você consiga vencer a concupiscência da carne, aprenda que não há possibilidade alguma em conseguir isso por si mesmo, com suas próprias forças.

Você precisa de Deus, porque somente Ele tem a força necessária para que você vença tudo isso.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”. (Gálatas 5:24-26)

Dessa forma, devemos nos aproximar de Deus com um coração sincero, devemos apresentar a nossa verdade; as nossas fraquezas e dizer a Ele que sozinhos não estamos conseguindo.

Fazendo assim, certamente Deus vai providenciar um escape, uma solução para que você tenha força.

E, dessa forma, aprenda a dizer não para o mundo, e sim para Cristo todos os dias.

Conclusão Sobre o Tema:

Vimos, portanto, no caso do tema da concupiscência, que a Bíblia Sagrada possui diversos termos.

E para que eles sejam entendidos de forma correta, devemos analisar todos os contextos, e buscar as formas em hebraico ou em grego, por exemplo.

Também sabemos que devemos pedir a Deus discernimento e entendimento, principalmente no momento de leitura da Bíblia, a qual não é apenas um livro em si, mas é a própria palavra de Deus.

Então ao ler a Bíblia, e ao estudá-la, faça tudo por inteiro, ore e peça que Deus abra seus olhos espirituais.

Além disso, estude os termos bíblicos, até porque quanto mais conhecimento você tiver da Bíblia, mais ela vai auxiliá-lo em compreender o que Deus está querendo dizer, e assim você vai seguir de forma certa seus ensinamentos do nosso Senhor.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


5 + 14 =

Seja o primeiro a comentar!