Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Estudo Sobre a Viúva de Naim: Histórias e Lições Inéditas!

Tempo de leitura: 5 min

Estudo Sobre a Viúva de Naim

Olá, irmão, tudo bem? Vamos juntos, a partir de agora, ver um detalhado estudo sobre a viúva de Naim.

Mais do que a sua história, o importante aqui é observar os ensinamentos e lições que este momento nos traz.

Portanto, seja bem vindo ou bem vinda a mais um conteúdo bíblico do blog Pequenos Irmãos e conheça mais sobre a Viúva de Naim.

Estudo Sobre a Viúva de Naim: O Que Nos Ensina?

Diversas vezes, em nossa rotina diária, temos a impressão de que Deus não age muito em nossas vidas.

Nosso dia a dia parece bastante entediante e monótono. Poucas mudanças ocorrem e, às vezes, é difícil perceber uma área em que Deus esteja interferindo diretamente.

E o estudo sobre a viúva de Naim vem justamente para nos ensinar o que está acontecendo.

Quando nos sentimos esquecidos ou negligenciados, devemos lembrar que Jesus ajudou a viúva exatamente quando ela precisava, e que ele virá até nós também.

Justamente, quando mais a gente precisar.

Sempre que você se sentir insignificante pense nesta mulher do Novo Testamento. Ela deve ter experimentado essa exata sensação.

Estudo Sobre a Viúva de Naim: O Que Representa?

Afinal de contas, o que a história da viúva de Naim pode representar?

Ela representa a essência do ministério personalizado do Salvador e ilustra como ele alcançou pessoas comuns e desanimadas em sua sociedade.

Esta história demonstra, de uma vez por todas, como Deus nos conhece e se importa conosco.

 Qual É a História?

Seu nome não é mencionado nas escrituras. Ela é tratada e chamada apenas como a viúva de Naim.

Lucas é o único evangelista a relatar sua história extraordinária no capítulo 7.

Lá, ele relata Jesus interceptando uma procissão fúnebre e milagrosamente trazendo de volta à vida um jovem morto. 

Mais do que isso: ele traz de volta à vida o filho único de uma mulher que já havia perdido seu esposo.

Estudo Sobre a Viúva de Naim: O Contexto

Como em qualquer milagre, e esse é particularmente o caso, o contexto é essencial para a compreensão do incidente.

Na época de Jesus, Naim era uma pequena vila rural, situada aos pés do monte Moreh, que delimitava o lado leste do vale de Jezreel.

Essa vila poderia ser alcançado por uma única estrada. Era uma aldeia pequena e com pouquíssimos habitantes.

Lucas começa sua história dizendo que Jesus estava em Cafarnaum no dia anterior e curou o servo do Centurião.

Essa sequência de eventos é muito importante. 

A caminhada de Cafarnaum até Naim leva pelo menos um ou dois dias.

E, por isso, Jesus passou uma noite inteira caminhando para chegar a Naim.

Quando Cristo entrou na cidade, depois de uma viagem muito estressante, ele viu um jovem de vinte anos, provavelmente, em uma maca funeral.

Lucas nos diz que esse jovem era o único filho de uma viúva, e alguns cientistas deduzem, pelo texto grego, que ela não tinha outros filhos.

É óbvio que seria uma tragédia para alguém perder um filho, mas pense no que isso significava para essa viúva.

O que exatamente significava socialmente, espiritualmente e financeiramente ser uma viúva sem herdeiro no antigo Israel?

Na cultura do Antigo Testamento, acreditava-se que quando um marido morria antes de atingir a velhice, era um sinal do julgamento de Deus contra o pecado.

Assim, alguns acreditavam que Deus estava punindo essa viúva.

A viúva de Naim não só foi atormentada pela dor espiritual e emocional, mas também foi ameaçada de ruína financeira e da fome..

A responsabilidade de sustentá-la era do marido. E, com sua morte, seu filho herdeiro da primogenitura tinha a responsabilidade de cuidar dela.

Agora, que o único filho desta viúva estava morto, ela estava em um impasse financeiro.

E, foi nessa situação, que Jesus fez seu milagre.

No exato momento em que os aldeões levaram o filho dessa mulher para enterrá-lo, Jesus conheceu a procissão e “ficou comovido de compaixão por ela” (Lucas 7:13).).

Por que Jesus Estava Lá?

De um jeito ou de outro, Jesus percebeu a situação totalmente desesperadora dessa viúva. Talvez ela tivesse passado a noite caída no chão de barro, implorando ao Pai Celestial que a ajudasse a entender.

Talvez ela tivesse se questionando abertamente sobre porque deveria continuar vivendo nesta terra. Ou talvez ela estivesse aterrorizada com a solidão que a esperava.

Nós não sabemos. Mas sabemos que o Salvador decidiu deixar Cafarnaum e andar a noite toda para interceptar a procissão fúnebre, pouco antes de o corpo ser enterrado.

Quando a viu, com o rosto banhado em lágrimas, caminhando atrás da procissão, Jesus sentiu uma grande compaixão por essa mulher.

Porém, o que parece é que sua compaixão foi o resultado de sentimentos que ele tinha muito antes de interceptar “por acaso” o comboio.

Ele chegou lá exatamente quando ela precisava.

Jesus disse-lhe: “Não chores! “(Versículo 13). Sem medo da impureza ritual, ele “tocou o caixão” e a procissão parou. Ele então ordenou: “Rapaz, digo-lhe, levante-se!”

“E o morto sentou-se e começou a falar. Jesus devolveu a sua mãe “(versículos 14-15). Naturalmente, a multidão de aldeões e discípulos de Jesus ficou aturdida quando sua dor se transformou em pura alegria. “Eles glorificaram a Deus, dizendo: Um grande profeta apareceu entre nós” (versículo 16).

Mas esse milagre também pretendia ajudar uma alma desesperada.

Jesus sabia que algo estava errado para essa mulher. Ele conhecia sua situação desesperadora e veio rapidamente.

Conclusão do Estudo Sobre a Viúva de Naim

Agora, por mais edificante que seja esse incidente, deve ser mais do que uma bela história da Bíblia para nós. Ele inegavelmente prova que Jesus conhecia essa pobre esquecida e pobre viúva.

Acima de tudo, quando nos sentimos esquecidos, negligenciados ou insignificantes, devemos lembrar que Jesus ajudou a viúva quando ela precisava desesperadamente dela, e ele também virá a nós.

Além disso, uma segunda lição que podemos tirar do exemplo do Salvador é a importância de procurar fazer o bem às pessoas.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


nine + 9 =

1 Comentário

  • Muito forte. Deus abençoe!