Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Estudo Sobre Enoque Andou Com Deus: História e Lições.

Tempo de leitura: 5 min

Enoque Andou Com Deus -

Quem frequenta uma igreja ou tem o hábito de ouvir pregações e mensagens bíblicas, conhece sobre muitos personagens, suas histórias e tudo mais.

Porém, em diversas pregações há uma grande presença de ideias sobre um determinado tema, mas as histórias de vida das pessoas usadas por Deus, e quais lições elas passam para nós, muitas vezes, são esquecidas pelo pregador.

A Bíblia Sagrada nos apresenta como devemos viver diante das situações e, além disso, como podemos perceber a maneira do agir de Deus.

Dessa forma, quando a Bíblia apresenta, por exemplo, a fraqueza de uma determinada pessoa, e o modo como se arrepende, isso serve para aprendermos que todos nós erramos, mas quando nos arrependemos de verdade, Deus se agrada.

Vamos iniciar aqui o estudo sobre a vida de Enoque, o qual não é, de modo geral, muito mencionado em pregações, mas que apresenta uma grande história de comunhão com o Senhor.

Enoque Andou Com Deus: Um Resumo Da História

Podemos encontrar a história de Enoque no Antigo testamento. O que a Bíblia nos diz é que ele era filho de Jarede e Pai de Matusalém.

Aos 162 anos, Jarede gerou Enoque. (Gênesis 5:18)

“Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém.” (Gênesis 5:21)

Enoque pertenceu a descendência de Sete e somente a ele é atribuída a expressão “andou com Deus”, o que é uma questão bastante intrigante, uma vez que isso demonstra a extrema comunhão com Deus que, sem sombras de dúvida, ele tinha com o Senhor. (Gn 5:24;6:9)

“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.” (Gênesis 5:24)

O ponto mais expressivo de todo o relato bíblico sobre a vida de Enoque é que, de acordo com a Bíblia Sagrada, ele não experimentou a morte. Assim como o profeta Elias, ele fora trasladado ao céu.

Vale ressaltar aqui que as referências bíblicas sobre a vida de Enoque não estão presentes apenas no Antigo testamento. No novo testamento podemos encontrar citações sobre Enoque nos livros de Lucas e hebreus.

Outra questão que envolve a história de Enoque e é motivo de pensamentos controversos é sobre os três livros de Enoque que foram encontrados.

Tais livros foram considerados supostamente de autoria de Enoque. Porém, para muitos pesquisadores esses livros não tem relevância canônica e são considerados pseudoepígrafos.

Estudo Sobre Enoque Andou Com Deus

Na Bíblia Sagrada encontramos as características da personalidade de cada personagem. E, na história de Enoque, a Bíblia se refere a ele como o homem que andou com Deus.

Tal expressão é atribuída somente a Enoque, não por se tratar de uma pessoa com habilidades especiais, uma vez que perante o Senhor somos todos iguais, mas porque Enoque dava testemunho de fé verdadeira em Deus, o que agrada ao Senhor.

O fato de Enoque ter sido trasladado, e não ter experimentado a morte, também nos mostra como a sua fé deve ter agrado ao Senhor. A Bíblia Sagrada em hebreus nos diz que Enoque alcançou tudo isso.

“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11:5)

Nesse capítulo de Hebreus, o qual fala a cerca da natureza da fé, e de exemplos de fé retirados do Antigo testamento, Enoque entra em uma espécie de listagem de heróis da fé.

Lições De Enoque Andou Com Deus

A Bíblia Sagrada não menciona muitos detalhes sobre a vida de Enoque. Mas ela apresenta o que de mais importante poderia dizer sobre alguém: Enoque andou com Deus,

Ou seja, a grande lição que temos aqui é que nossa fé, e nosso testemunho deve agradar a Deus.

Nos dias atuais é comum notarmos que os cristãos em geral não estão vivendo dando testemunho de alguém que anda com Deus, que agrada ao Senhor, muito pelo contrário; dizem seguir os valores de Deus, mas tratam mal as pessoas, não sabem perdoar simples coisas, guardam raiva dos outros e vivem distantes de Deus. Não estabelecem uma comunhão com Senhor.

Saiba que todos nós somos pecadores e que sempre vamos falhar aqui ou ali, mas devemos sempre ter a consciência de nossos erros e buscarmos alcançar o que o senhor espera de nós.

A Bíblia nos diz que, para agradarmos a Deus de fato, devemos ter fé; e não há outra maneira:

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)

E talvez você esteja se questionando: Mas será que Enoque era um homem diferenciado, e por isso Deus se agradou dele?

A verdade é que para Deus todos nós somos iguais e Enoque agradou a Deus pela fé que demonstrava, e não porque tinha algo diferente dos demais.

Conclusão Deste Estudo: 

Então, neste artigo, aprendemos que as histórias que encontramos na Bíblia servem para compreendermos as consequências dos nossos erros ou acertos e como devemos viver a fim de agradarmos ao Senhor.

Não veja os personagens da Bíblia como pessoas diferentes de você. Sim, não podemos negar que neste exemplo de Enoque andou com Deus e o fato de ter sido trasladado é algo incomum, mas Deus nos criou únicos; você é igualmente importante para Deus.

Basta apenas que você se arrependa verdadeiramente de seus pecados e peça ao Senhor para ajudá-lo na caminhada cristã.

“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” ( Filipenses 2:15)

O senhor tem um propósito de vida para você que é somente seu. Tenha uma fé inabalável e você também irá agradar ao Senhor.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


6 + nineteen =

Seja o primeiro a comentar!