Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Estudo Sobre o Cego De Jericó: Conheça Todos Os Detalhes Da História

Tempo de leitura: 5 min

Estudo Sobre o Cego De Jericó

Olá, irmão, tudo bem? Neste super artigo você vai ver um estudo completo sobre o Cego De Jericó.

Quem era este homem? Como aconteceu o milagre? Que lições reflexões podem tirar deste momento?

Tudo isso veremos aqui pelos próximos minutos. Então, pedimos sua atenção para conferir este detalhado estudo sobre o Cego De Jericó

Quem Era o Cego De Jericó?

Bartimeu, mais conhecido como Cego De Jericó, foi um homem que teve uma história marcante por causa de sua história e o milagre que Jesus causou na sua vida.

Mas afinal de contas quem era o Cego De Jericó? Qual foi sua vida até o milagre Dele acontecer?

É isso que vamos te contar aqui.

Bem, existem muitas especulações sobre a vida de Bartimeu, porém, nós vamos naquilo que está de fato presente na Palavra.

O que sabemos é que durante sua vida ele sempre esteve em uma condição ruim. As pessoas não sabiam, sequer, seu nome.

Elas passavam por ele e, simplesmente, o ignoravam. Como se aquele homem simplesmente não existisse.

Ele era apenas mais um mendigo. Sua vida se resumia a pedir esmolas na rua na esperança de receber alguma ajuda.

Estudo Sobre o Cego De Jericó: A História Completa

Jesus está a caminho de Jerusalém e junto com ele está uma multidão. Seus discípulos e centenas de fieis acompanham sua caminhada.

No caminho, Jesus e sua comitiva passam por um cego que está nas margens da estrada suplicando por uma moeda.

Com a mão em formato de concha, com a palma para cima, ele espera em vão que alguém o ajude.

As pessoas não só ignoram seu pedido, como também, pedem para ele ter cuidado. Para que ele não incomode os outros e, principalmente, o Messias.

Ao perceber quem estava passando por perto, em um ato de desespero, o Cego De Jericó resolve com todas as suas forças fazer o pedido que mudaria para sempre sua vida.

A frase proferida a plenos pulmões foi a seguinte: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!”.

Incapacitado e sem perspectivas Bartimeu, o Cego De Jericó, grita cada vez mais alto na esperança de conseguir a atenção de Jesus.

Por mais que todos ao redor queriam apenas calá-lo ele continuou até que, finalmente, Jesus ouve seus gritos desesperados.

A multidão, que antes procurava interromper e calar o Cego De Jericó, agora o anima e o leva ao encontro de Jesus.

Então, frente a frente com Jesus, Bartimeu se desfaz do  manto que tampava seus olhos e ouve a pergunta que tanto queria escutar.

“O que queres que eu te faça”? – pergunta-lhe Jesus. O dialogo entre os dois era direto. Sem ninguém para interromper.

A resposta do Cego De Jericó era aquela que ele havia sonhado durante quase sua vida toda: “Mestre, eu quero ver de novo”.

Jesus, então, olha profundamente para Bartimeu e simplesmente traz a cura tão sonhada pelo cego.

Ele nem precisou tocar os olhos do cego. Nada disso. Ele apenas o curou.

E, em seguida, disse para Bartimeu: sua fé o curou.

Finalmente, depois de muito sofrimento, ele tinha de volta sua visão. Mais do que voltar a enxergar, ele tinha agora o retorno do controle da sua vida.

Ele tinha agora liberdade e o poder de escolha. E, claro, sua escolha seria ser um fiel discípulo de Jesus.

Reflexão Sobre o Cego De Jericó

Agora, que você já viu a história do Cego De Jericó em detalhes, é hora de trazer reflexões sobre esse milagre e ver o que podemos aprender com este episódio.

Confiança Irrestrita Em Cristo

O Cego De Jericó tinha todos os motivos para simplesmente desistir da vida ou ter desconfianças sobre Deus ou Cristo.

Mas ele tinha uma confiança irrestrita em Jesus. E sabia que somente Ele poderia curá-lo.

Essa confiança irrestrita, independentemente da situação, é uma lição que o Cego De Jericó nos traz.

Você tem confiança em Jesus em todos os momentos? Ou só quando sua vida está do jeito que você quer?

Devemos confiar e acreditar em Cristo em todos os momentos com todas as nossas forças.

Persevere e Não Desista No Primeiro Obstáculo

No exato momento em que o Cego De Jericó tenta pedir a ajuda de Jesus ele é interrompido. Os fieis não queriam que ele importunasse o Messias.

E, de todas as formas, eles tentam calar Bartimeu.

Só que nenhuma daquelas pessoas conseguiu impedir o Cego De Jericó de perseverar e chegar ao seu objetivo que era ter a atenção de Jesus..

Essa é mais uma lição do Cego De Jericó. Ele nos mostra que não podemos parar no primeiro obstáculo.

Nada disso. Devemos perseverar e acreditar. Sempre.

Enxergue Além Da Visão Humana

O Cego De Jericó, naturalmente, não tinha a visão humana. Ele não podia enxergar a realidade a sua volta e o mundo físico.

Mas isso não o impedia de ter sua visão espiritual. Ele podia ver Cristo no seu coração e isso que importa.

Podemos dizer que, espiritualmente, ele enxergava muito mais que toda aquela multidão.

Então, lembremos sempre: nossa visão espiritual nada tem a ver com a visão física.

Há tantas pessoas ao nosso redor com a visão dos olhos maravilhosa, mas com uma visão espiritual cega.

O Poder De Deus

O milagre do Cego De Jericó mostra, claramente, todo o poder de Deus. Jesus não precisou tocar em Bartimeu.

Tudo o que ele precisou foi de olhar no fundo da sua alma. E pronto. O homem voltou a ter uma visão perfeita.

Portanto, não podemos esquecer o quanto Nosso Deus é poderoso e capaz de fazer aquilo que muitos humanos consideram impossível.

O Perigo Do Pensamento Coletivo

A última reflexão sobre o Cego De Jericó também traz um alerta: o perigo do pensamento coletivo.

Quando o ser humano está em grupo ele tem a tendência de perder sua individualidade.

Por que nenhuma daquelas pessoas tentou sequer ajudar o Cego De Jericó?

Será que nenhum deles sentiu compaixão pelo cego? Ou, simplesmente, eles seguiram o comportamento dos outros para fazer parte do grupo?

Essa é uma lição muito importante. Não importa onde você esteja, e com quais pessoas, você não pode perder sua identidade e os ensinamentos que Cristo nos deixou.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


twenty − twelve =

1 Comentário