Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Estudo Sobre o Espírito Santo: Quem É? Como Ser Cheio Dele?

Tempo de leitura: 4 min

Estudo Sobre o Espírito Santo

Há certa dificuldade até mesmo no meio cristão em compreender quem é o Espírito Santo, as suas características e como devemos nos relacionar com Ele.

Antes de tudo é preciso que você entenda que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, isto é, Pai, Filho e Espírito Santo.

O Espírito Santo é uma pessoa que possui as mesmas qualidades que o Pai e o Filho. Todos os três são apenas um.

Não há um maior que outro.

Assim como o Pai, e o Filho o Espírito Santo tem sentimentos, além de possuir a onipresença, onisciência e onipotência.

Entendendo, portanto o Espírito Santo como a terceira pessoa da trindade, devemos adorá-lo e buscarmos por sua presença constantemente, pois Ele é Deus.

 Dessa forma, vamos analisar alguns versículos bíblicos para que seja possível elaborar um estudo sobre o Espírito Santo:

Nesse versículo podemos perceber que o Espírito Santo é outra pessoa da trindade, uma vez que, Jesus pode vê-lo descer sobre Ele como uma pompa.

  • “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38)

O Espírito Santo possui muitos dons e cada um de nós pode receber um determinado dom do Espírito.

  • “qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações. ( 2 Coríntios 1:22).

Como servo do Senhor Jesus Cristo você pode ter o Espírito Santo habitando dentro do seu coração, basta que você creia que Jesus é o seu único Salvador, que Ele morreu na cruz pelos seus pecados para que você fosse salvo.

  • “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmos 51:11)

O Espírito Santo está dentro de cada um de nós, porém quando vivemos em pecado, longe da presença de Deus, Ele se retira, pois não encontra espaço para atuar sobre nós. Em outras palavras é dizer que o Espírito Santo precisa ser exclusivo em nosso coração. O pecado nos afasta de Deus.

  • “Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. (Mateus 10:19-20)

O Espírito Santo usa a nossa vida. Então, sempre que você tiver que enfrentar uma situação difícil ou falar de Deus para alguém, por exemplo, peça ao Espírito Santo para falar através de você e ir à sua frente.

  •  “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12:3)

Nesse versículo fica claro que é o Espírito Santo em nós que faz com que glorifiquemos e exaltemos o nome do Senhor; é o Espírito Santo de Deus que age sobre nós.

Veja agora nesse estudo sobre o Espírito Santo 5 dicas  para ser cheio Dele :

1- Tenha um relacionamento próximo com o Senhor

Muitas vezes nós queremos sentir a presença do Espírito Santo e receber algum de seus dons, mas nos esquecemos que para isso, antes de qualquer coisa precisamos manter um relacionamento profundo com Deus.

Não adianta você orar apenas nos momentos difíceis, ou murmurar e até pensar que Deus deve fazer assim ou do outro jeito.

Deus é soberano; Ele faz o que Ele quer. O Senhor tem um propósito para cada um de nós. Então, esteja firme com Deus, com sinceridade que o Espírito Santo entrará em seu coração.

2- Mantenha uma vida de oração e meditação na Palavra

O Senhor deve estar em primeiro lugar em sua vida. Ele deve ser o centro. Separe o melhor do seu tempo para buscá-lo constantemente em oração e medite na palavra de Deus a cada dia que assim o Espírito Santo irá falar ao seu coração.

É Ele quem nos convence das nossas transgressões.

3- Peça perdão pelos seus pecados

Não há como ser cheio do Espírito Santo se você tem dureza de coração e não reconhece que é um pecador.

Peça perdão a Deus sempre pelos seus erros para que o Espírito Santo encontre lugar em seu ser.

4- Fuja dos prazeres deste mundo

Esteja atento às armadilhas do inimigo porque ele tenta o tempo todo sobre a sua vida para que você caia e assim perca a presença do Espírito Santo.  Busque pela santificação constantemente.

5- Estudo Sobre o Espírito Santo: Reconheça a soberania de Deus

Você precisa reconhecer que Deus está acima de todas as coisas. Que somente Ele é digno de todo honra e de toda glória.

Nós não merecemos nada; tudo vem pela graça e misericórdia de Deus sobre a nossa vida.

 Sendo assim, glorifique a Deus todos os dias para ser cheio do Espírito Santo.

Podemos concluir que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, isto é, Pai, Filho e Espírito Santo, apesar de ser outra pessoa, Ele é Deus e, assim sendo, possui as mesmas características de soberania; o Espírito Santo deve ser exaltado. 

Que essas dicas, neste estudo sobre o espirito santo, tenham sido importantes para que você seja cheio do Espírito Santo!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


19 − 14 =

Seja o primeiro a comentar!