Homilética o que é? Entenda

Quando o cristão vai à igreja ele está focado em ouvir a pregação e absorver o melhor que puder daquele lugar de aprendizado, de paz e tranquilidade. Pelo menos é como deve ser.

E, pode ser que você apenas ouvinte, nunca tenha parado para pensar em como funciona todo o preparo de um pregador e de seus sermões.

Pois bem, vamos falar aqui sobre a homilética. Caso nunca tenha ouvido falar sobre ela, esta desempenha um papel muito importante para que a mensagem de Deus consiga persuadir o ouvinte a compreender e absorver a Palavra de Deus.

Vamos então aprender um pouco mais sobre o que significa o termo homilética e qual é a sua relevância para a pregação.

O Que Significa o Termo Homilética?

A palavra homilética veio do grego homiletike e faz referência à comunicação em público. E, de forma geral, pode ser entendida como a arte de preparação e exposição de pregações ou sermões.

Através da homilética o pregador fará uso da retórica para expor a mensagem visando envolver o ouvinte no ensinamento que ele pretende transmitir.

Homilética e a Sua Relevância

A homilética é de suma importância para a capacitação de pastores. Ela é responsável por disciplinar e traçar uma linha de ensino da palavra de Deus, para que esta seja apresentada de forma clara e eficaz.

Quando um pastor está pregando, ele não está conversando com pessoas. Ele está diante delas com o intuito de transmitir a palavra de Deus de forma cativante, a fim de trazer convencimento a quem a ouve.

Assim, é indispensável que um pastor estude tudo o que puder sobre a homilética para que o auxilie nessa tarefa.

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2)

A homilética tem a função de auxiliar o pregador na expressão em público; o modo como irá dizer algo, a ênfase, o raciocínio dos temas expostos, o direcionamento da pregação, etc.

Dessa maneira, ela acaba por orientar o pastor para que ele seja capaz de transmitir a mensagem da melhor maneira possível; sem erros e ideias equivocadas ou mal expostas.

O pregador que estuda os princípios da homilética tem maior chance de estar preparado e treinado para desempenhar a sua função como ministro da palavra.

O momento de preparação da pregação por um pastor deve ser elaborado considerando o tom que irá usar e o que pode ser dito a fim de persuadir as pessoas e trazê-las para Deus,.

Além disso, é preciso estudar as sequências dos questionamentos sobre o tema que será exposto, dentre outras diversas coisas que envolvem uma mensagem bíblica.

Dessa maneira, o pregador terá por fim um direcionamento já traçado para o momento de pregar.

A Homilética e o Espírito Santo

Como já foi dito aqui é de extrema relevância para um ministro da Palavra de Deus ter conhecimento prático sobre as técnicas da homilética, uma vez que o ato de se comunicar em público requer certa habilidade ou eloquêcia por parte do comunicador.

Sendo assim, é muito bom ver um pastor analisando de forma aprofundada os temas da Bíblia, mostrando conhecimento, estudo e grande força persuasiva. Esse conjunto de fatores acaba por atrair mais almas para Cristo.

Por outro lado, o uso da homilética nunca será mais importante do que o agir do Espírito Santo, pois é somente Ele quem convence o ser humano do erro.

“Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado”. (João 16:7-11)

Nos dias atuais é muito comum ver pastores preocupados em mostrar grande conhecimento das Escrituras, estudo e eloquência, mas se esquecem que é o Espírito Santo quem conduz a mensagem de Deus, e faz com que o pecador se arrependa de seus pecados e busque a Deus.

Quando um pastor vai pregar ele deve ter de forma organizada o que pretende passar ao povo de Deus, mas também ter em mente que o Espírito Santo pode criar um direcionamento diferente enquanto ele estiver pregando, e isso é sensacional; é a forma como Deus age.

“Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.” (Efésios 6:19,20)

“Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.” (1 Coríntios 1:17)

Conclusão Sobre o Tema:

Vimos, portanto que as técnicas da homilética ajudam o pregador na preparação das suas mensagens. É com a ajuda dessa grande ferramenta que o pregador poderá traçar um caminho para que ele tenha capacidade de expor as ideias de forma clara e persuasiva.

Porém, a transmissão de toda a mensagem de forma a trazer as almas para Jesus Cristo somente irá acontecer se um determinado pastor usar não somente as técnicas da retórica, mas, sobretudo deixar que o Espírito Santo de Deus tome a frente de toda a exposição.

Além disso, vale dizer aqui que o uso da homilética não tem a finalidade de manipular as pessoas. O pastor ao aplicar as técnicas fará com que as pessoas compreendam a mensagem e se convenção das ideias expostas.

O importante é que a intenção do pregador ao ministrar a Palavra de Deus aos seus ouvintes seja sempre apresentar a verdade segundo a Bíblia Sagrada.

O Segredo Dos Maiores Pregadores…

Você deseja com conhecimento bíblico profundo, dominando a oratória, e com boa dicção?

Ou ainda deseja aprender como citar versículos de cabeça, sem timidez e com total eloquência?

Sim? Então, o pregador Wallace Mello quer te ajudar.

Ele desenvolveu um manual que já ajudou milhares de pregadores por todo o Brasil a elaborar e apresentar sermões altamente impactantes.

No manual ele selecionou as melhores estratégias usadas pelos grandes pregadores.

Para entender melhor como esse manual funciona clique aqui ou no botão abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário