Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Homilética: O Que É? Veja Tudo o Que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 5 min

Homilética o que é? Entenda

Quando o cristão vai à igreja ele está focado em ouvir a pregação e absorver o melhor que puder daquele lugar de aprendizado, de paz e tranquilidade. Pelo menos é como deve ser.

E, pode ser que você apenas ouvinte, nunca tenha parado para pensar em como funciona todo o preparo de um pregador e de seus sermões.

Pois bem, vamos falar aqui sobre a homilética. Caso nunca tenha ouvido falar sobre ela, esta desempenha um papel muito importante para que a mensagem de Deus consiga persuadir o ouvinte a compreender e absorver a Palavra de Deus.

Vamos então aprender um pouco mais sobre o que significa o termo homilética e qual é a sua relevância para a pregação.

O Que Significa o Termo Homilética?

A palavra homilética veio do grego homiletike e faz referência à comunicação em público. E, de forma geral, pode ser entendida como a arte de preparação e exposição de pregações ou sermões.

Através da homilética o pregador fará uso da retórica para expor a mensagem visando envolver o ouvinte no ensinamento que ele pretende transmitir.

Homilética e a Sua Relevância

A homilética é de suma importância para a capacitação de pastores. Ela é responsável por disciplinar e traçar uma linha de ensino da palavra de Deus, para que esta seja apresentada de forma clara e eficaz.

Quando um pastor está pregando, ele não está conversando com pessoas. Ele está diante delas com o intuito de transmitir a palavra de Deus de forma cativante, a fim de trazer convencimento a quem a ouve.

Assim, é indispensável que um pastor estude tudo o que puder sobre a homilética para que o auxilie nessa tarefa.

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. (2 Timóteo 4:2)

A homilética tem a função de auxiliar o pregador na expressão em público; o modo como irá dizer algo, a ênfase, o raciocínio dos temas expostos, o direcionamento da pregação, etc.

Dessa maneira, ela acaba por orientar o pastor para que ele seja capaz de transmitir a mensagem da melhor maneira possível; sem erros e ideias equivocadas ou mal expostas.

O pregador que estuda os princípios da homilética tem maior chance de estar preparado e treinado para desempenhar a sua função como ministro da palavra.

O momento de preparação da pregação por um pastor deve ser elaborado considerando o tom que irá usar e o que pode ser dito a fim de persuadir as pessoas e trazê-las para Deus,.

Além disso, é preciso estudar as sequências dos questionamentos sobre o tema que será exposto, dentre outras diversas coisas que envolvem uma mensagem bíblica.

Dessa maneira, o pregador terá por fim um direcionamento já traçado para o momento de pregar.

A Homilética e o Espírito Santo

Como já foi dito aqui é de extrema relevância para um ministro da Palavra de Deus ter conhecimento prático sobre as técnicas da homilética, uma vez que o ato de se comunicar em público requer certa habilidade ou eloquêcia por parte do comunicador.

Sendo assim, é muito bom ver um pastor analisando de forma aprofundada os temas da Bíblia, mostrando conhecimento, estudo e grande força persuasiva. Esse conjunto de fatores acaba por atrair mais almas para Cristo.

Por outro lado, o uso da homilética nunca será mais importante do que o agir do Espírito Santo, pois é somente Ele quem convence o ser humano do erro.

“Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado”. (João 16:7-11)

Nos dias atuais é muito comum ver pastores preocupados em mostrar grande conhecimento das Escrituras, estudo e eloquência, mas se esquecem que é o Espírito Santo quem conduz a mensagem de Deus, e faz com que o pecador se arrependa de seus pecados e busque a Deus.

Quando um pastor vai pregar ele deve ter de forma organizada o que pretende passar ao povo de Deus, mas também ter em mente que o Espírito Santo pode criar um direcionamento diferente enquanto ele estiver pregando, e isso é sensacional; é a forma como Deus age.

“Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.” (Efésios 6:19,20)

“Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.” (1 Coríntios 1:17)

Conclusão Sobre o Tema:

Vimos, portanto que as técnicas da homilética ajudam o pregador na preparação das suas mensagens. É com a ajuda dessa grande ferramenta que o pregador poderá traçar um caminho para que ele tenha capacidade de expor as ideias de forma clara e persuasiva.

Porém, a transmissão de toda a mensagem de forma a trazer as almas para Jesus Cristo somente irá acontecer se um determinado pastor usar não somente as técnicas da retórica, mas, sobretudo deixar que o Espírito Santo de Deus tome a frente de toda a exposição.

Além disso, vale dizer aqui que o uso da homilética não tem a finalidade de manipular as pessoas. O pastor ao aplicar as técnicas fará com que as pessoas compreendam a mensagem e se convenção das ideias expostas.

O importante é que a intenção do pregador ao ministrar a Palavra de Deus aos seus ouvintes seja sempre apresentar a verdade segundo a Bíblia Sagrada.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


three × 5 =

1 Comentário