Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Me Diga Com Quem Tu Andas Que Direi Quem És Na Bíblia: Está Escrito?

Tempo de leitura: 4 min

Me diga com quem tu andas que direi quem es

Dentre tantas coisas que o mundo tem para nos oferecer, estão as amizades, não é mesmo? Não há quem não goste da companhia de pessoas para conversar, passear e até para segurar nossas vidas em momentos difíceis.

Pensando nessa questão da amizade, há uma frase muito conhecida que diz o seguinte: diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. Provavelmente você já viu essa frase em algum momento da sua vida.

Além disso, a maioria acredita que ela é bíblica. Mas, a verdade é que essa afirmação não se encontra na Bíblia Sagrada, por mais que pareça por conta do significado que ela transmite.

Em outras palavras é dizer que muitos pensam que esse ditado popular é bíblico, talvez por carregar um significado moral comum a palavra de Deus.

Esse ditado quer dizer que a personalidade e o caráter de uma pessoa podem ser conhecidos através das amizades que caminham com ela; isso porque em geral, quando nos relacionamos com as pessoas tendemos a nos aproximar de quem possui características que aprovamos.

Vejamos abaixo o que a Bíblia Sagrada nos apresenta sobre a questão do nosso caráter e das nossas companhias baseado na frase: Me Diga Com Quem Tu Andas Na Bíblia

“Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.” (Salmos 26.4).

Quando nos relacionamos com alguém devemos observar suas características e se não forem boas, é melhor mantermos certa distância.

Não é dizer que não podemos nos relacionar com pessoas diferentes de nós, mas que devemos tomar cuidado para não cairmos nas suas práticas pecaminosas.

“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído. “(Provérbios: 13.20)

Se você anda com pessoas que tem uma vida focada nas coisas de Deus e que procuram por sabedoria, você aprenderá com elas, mas se pelo contrário você caminhar com pessoas que não são sábias segundo a palavra de Deus, isso então comprometerá o seu crescimento como servo do Senhor.

“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira.” (Provérbios: 22.24)

Conviver com pessoas mal humoradas e iradas fará com que você se contamine. Quando menos perceber estará sentindo mal estar e desconforto por conta dos outros.

“Não tenha inveja dos ímpios, nem deseje a companhia deles.” (Provérbios: 24.1)

Muitas vezes o cristão observa a vida do ímpio e acredita em uma felicidade que em geral pode ser falsa; são festas, viagens e tudo mais e acaba sentindo inveja do próximo. Mas, a verdade é que não podemos buscar pelo caminho dos ímpios e sim o de Jesus Cristo, o qual tem algo melhor para todos nós.

“Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?” (Provérbios: 20.6)

Não é porque uma pessoa tem muitas amizades que significa que todos são verdadeiros.

Você precisa buscar amizades leais; pessoas que caminham contigo sem interesses.

“Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos.” (Salmos: 119.63). “A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.” (Provérbios: 2.20)

Procure se relacionar com pessoas que amam a Cristo e que zelam pela palavra de Deus. Mas, não menospreze aquele que não tem a mesma fé que você.

 Ame a todos, porém não ceda às ofertas ruins e mundanas. Logo, se você é sábio andará com pessoas boas e honestas.

Observe, portanto que esse ditado popular “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és” apesar de não ser uma passagem bíblica é de certa forma uma verdade, já que, em geral caminhamos com pessoas que temos alguma afinidade.

É claro que isso não é uma regra, mas é bastante comum.

E, na palavra de Deus como analisamos em alguns versículos, notamos a presença dessas questões sobre as amizades ruins e o cuidado que devemos ter com os relacionamentos. “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmos: 1.1)

Se você anda com pessoas que vivem na prática do pecado, uma hora ou outra você pode deixar de lado as coisas de Deus e seguir por caminhos que vão contra a Palavra do Senhor. “Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios: 15.33)”

Portanto, se você se aproximar de alguém que não possui a mesma que fé que você, aproveite a oportunidade para falar de Deus para essa pessoa, mas não caminhe nas mesmas práticas que ela.  

Lembre-se de que você precisa influenciar pessoas com um bom testemunho e não ser influenciado por elas. Que você possa então construir amizades com sabedoria e viver o melhor de Deus em sua vida!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


14 + 2 =

Seja o primeiro a comentar!