O que significa Ágape na palavra de Deus?

O vocábulo Ágape é traduzido do grego para o português como amor.

Essa palavra, como sabemos, aparece nas escrituras sagradas do Novo Testamento. Esse vocábulo carrega vários sentidos na nossa língua: amor fraterno, paterno, materno, dentre outros.

Principalmente nos dias atuais a palavra amor carrega um significado confuso para muita gente.

Há quem pense no amor como algo carnal; outros como uma sensação que temos diante de alguém ou de algo.

O que muitos não entendem é que para Deus a palavra amor traz um significado muito mais profundo, isto é, amar não significa uma coisa que você sente, mas algo que você determina de forma racional.

Você não deve amar alguém por que você sente uma atração ou porque espera algo em troca, mas porque você compreende a dor do outro, você se coloca no lugar do outro como ser humano igual a você; que possui qualidades e falhas, acertos e erros.

Você então ama porque tem misericórdia daquela alma. Você anseia para que ela mude, para que ela melhore.

Então, o sentido do amor Ágape de acordo com os valores de Deus mencionados na Bíblia Sagrada é em geral esse em que você ama de todo o coração a todos sem esperar nada em troca, e mesmo sem o merecimento do outro. Muito profundo, não é mesmo?

Por isso, vamos estudar a fundo esse tema e ver o que significa Ágape na palavra de Deus

O Que Significa Ágape?

Usamos na língua portuguesa a mesma palavra amor para designar vários tipos de amor. Mas no grego há mais de uma palavra para se referir aos tipos de amor.

Em grego, o amor Philos se refere à amizade, e o amor Eros que pode ser entendido como o amor romântico de natureza sexual entre um homem e uma mulher.

Já o Ágape, também do grego, significa um amor profundo, com boa vontade, ou seja, aquele amor incondicional de quem ama de verdade e que não espera nada em troca.

Ágape na Bíblia Sagrada

O Novo Testamento foi escrito em grego, e na Bíblia Sagrada podemos encontrar diversas citações desse vocábulo fazendo referência ao amor entre irmãos, entre a esposa e o esposo, entre pais e filhos, entre amigos e o amor de Deus por nós.

Aqui vemos o amor incondicional de Deus por nós e como devemos amar o próximo: Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13. 34)

Neste outro, o amor entre as pessoas que iria diminuir no final dos tempos: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. (Mateus 24:12)

Há também uma descrição de que Deus é Ágape, ou seja, Deus é amor: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 João 4:8)

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.(1 João 4:16)

Jesus Cristo faz referência ao amor que Deus, o Pai, senti por Ele. Como podemos conferir neste versículo: “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo” (Jo.17.24).

Neste, Jesus Cristo diz que Deus amou o Filho e o Filho nos amou da mesma maneira: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo.15.9); 

Além disso, Jesus afirma que também ama o Pai:“contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou” (Jo.14.31).

Deus é amor. E só podemos nascer de Deus de verdade e conhecê-lo se amarmos: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. (1 João 4:7)

Jesus em várias passagens na Bíblia Sagrada nos ensina o que é o amor e como amamos de verdade: Se me amais, guardais os meus mandamentos” (Jo 14:15);

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo 14:21);

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras” (Jo 14:23-24).

A Bíblia Sagrada nos ensina de forma incessante sobre o tema, e para que não amemos da forma errada, ela enfatiza como deve ser esse amor: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4:2);

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros“ (Rm 12:10).

 Conclusão Do Artigo:

Vimos, portanto, o que significa Ágape na palavra de Deus. De maneira literal, ela pode ser traduzida por amor.

Notamos que a Bíblia Sagrada deixa bem claro todos os detalhes desse amor, isto é, ela nos apresenta suas características.

Assim, como foi dito anteriormente, o significado do amor para muitos de nós tem sido um significado vazio. As pessoas estão a cada dia falando que devemos nos amar em primeiro lugar, e depois amar ao próximo.

Sim, nós devemos cuidar de nós e das pessoas, mas esse amor para Deus não é um simples “eu te amo porque você gosta de mim”; o amor não pode ser egocêntrico e por interesse.

Muitos se amam tanto que se esquecem dos outros, atropelam os sentimentos do próximo e praticam a maldade. “Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.” (1 João 3:18)

Outros amam coisas erradas e trazem maldição para suas vidas: O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e por causa disso já muitos se desviaram do caminho da fé, trazendo às suas vidas muitas aflições e sofrimentos.”(1 Timóteo 6:10)

Vejamos nestes versículos a seguir as características do amor verdadeiro; como ele deve ser de acordo com a palavra de Deus:“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. “(1 Coríntios 13:4-7)

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo, sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos”. (Mateus 5:43-45)

“Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.”(Mateus 5:46-48)

Tenha como lição após estudar, o que significa Ágape na palavra de Deus, que o significado do amor é muito profundo.

Sabemos que amar de verdade, segundo a palavra de Deus, para nós pecadores pode parecer algo muito difícil e distante, mas peça a Deus para retirar toda a impureza do seu coração e preenchê-lo com o amor do Pai para que você possa transferir esse amor aos demais.

Você Comete Esses Erros Ao Ler a Bíblia?

Nós preparamos um super conteúdo que mostra quais os 4 principais erros cometidos por cristãos ao ler a Bíblia.

Será que você comete alguns desses erros?

Além de apresentar quais são esses erros você vai aprender como ler a Bíblia com mais facilidade e regularidade.

E, principalmente, como ter uma compreensão maior dos textos bíblicos sem precisar sair de casa.

Clique aqui ou no botão abaixo e descubra os 4 erros mais comuns na leitura bíblica. (o quarto erro é o mais comum de todos…)

Clique Aqui Para Ler Agora o Artigo

 

 

 

 

 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!