O Reino De Deus É Tomado Por Esforço

Há passagens na Bíblia Sagrada que possuem um processo interpretativo um pouco mais difícil ou trabalhoso.

Isso pode acontecer porque muitas vezes ao fazermos a leitura da palavra de Deus não analisamos o contexto, isto é, em que época foi escrito, em qual situação, em qual momento, quem estava falando, para quem estava falando, dentre outros aspectos.

A Bíblia Sagrada não pode ser lida de forma superficial. Ela precisa, para ser compreendida em todas os seus posicionamentos, ser estudada a fundo e com muito cuidado, para que não haja interpretações rasas ou interpretações equivocadas.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4:12) 

Saiba que Deus nos deu inteligência para fazermos as ligações necessárias a fim de entendermos a sua mensagem, porém, entenda que nós devemos pedir a ele sabedoria para ao lermos a Bíblia Sagrada adquirirmos de forma exata e correta todos os seus ensinamentos.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5)

Tendo em vista tudo isso, vamos destacar aqui uma afirmação de Jesus Cristo, a qual diz que o Reino dos céus é tomado por esforço.

 Situando o Versículo:

No evangelho segundo Mateus, na Bíblia Sagrada, está situado no capítulo 11 a afirmação de Jesus de que o Reino dos céus é tomado por esforço.

No contexto, Jesus Cristo estava falando à multidão a respeito de João Batista.

 “E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas (multidão) a respeito de João.” (Mateus 11:7)

Logo adiante, no versículo de número 12, Jesus fala acerca do Reino: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11:12)

Vale ressaltar aqui neste ponto que algumas versões bíblicas traduzem esforço por violência, que também está de acordo com o sentido do original grego:

E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele.” (Mateus 11:12)

O Reino de Deus É Tomado Por Esforço: Qual É o Significado?

Como foi dito anteriormente, observe que Jesus estava falando de João Batista. Devemos destacar que Herodes já havia certa vez tentado matar Jesus Cristo quando menino, e também passa a resistir a João Batista.

Tendo em vista essas questões,  a afirmação de Jesus Cristo faz referência a aquele período: em que a mensagem do Reino de Deus  estava sofrendo uma grande relutância, porém, a sua força continuava, ou seja, nada a impedia.

Este, portanto é o sentido que podemos concluir da primeira parte do versículo: Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço”.

Na segunda parte do versículo e os que se esforçam se apoderam dele”, devemos notar que Jesus estava se referindo às pessoas que queriam comandar o reino dos céus utilizando de rigidez e violência.

Ou seja, ele não estava falando que as pessoas usam do próprio esforço para garantir a entrada no reino dos céus.

Traduções atuais apontam fortemente para tal interpretação. Veja:

“Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo” (Mateus 11:12)

Também podemos destacar aqui outra passagem bíblica que fala acerca do assunto: “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele” (Lucas 16:16)

O Reino de Deus É Tomado Por Esforço: Interpretação

Depois de uma análise do contexto que envolve o momento da fala de Jesus Cristo, assim como, o estudo interpretativo de cada parte do versículo bíblico, podemos interpretar, de modo geral, que Jesus Cristo fazia referência ao reino dos céus que avançava firmemente apesar das oposições.

Além disso, Ele também se referia às pessoas que buscavam pelo Reino dos céus através de esforços próprios, querendo comandar toda a questão sem ter consciência de que todo o propósito de Deus haveria de se cumprir, e nada nem ninguém jamais poderia impedir.

O Reino De Deus É Tomado Por Esforço: Lições

Esta fala de Jesus Cristo nos traz uma grande lição no que diz respeito à maneira como lidamos com a mensagem de Deus.

Muitas vezes nós queremos dizer para Deus como as coisas devem ser.

Até queremos o reino dos céus, mas buscamos de maneira equivocada; acreditando  que usando de força própria vamos garantir nossa entrada no reino dos céus.

Acabamos atropelando os propósitos e planos de Deus quando queremos que Ele esteja a nossa disposição para agir como nós achamos que deve ser.

Assim, nos esquecemos que somente Ele é Deus, soberano, e digno de toda honra.

Aprenda com esse estudo da palavra de Deus que nós somos apenas servos e devemos deixar que Deus, o nosso Senhor, comande todas as coisas.

Devemos obedecê-lo. Além disso, temos que saber que não há nada, absolutamente nada, que possa impedir o que precisa ser feito. Deus é quem controla tudo, e nós não podemos mudar nenhum de seus planos.

Você Quer Aprender Mais Sobre a Palavra?

Se você sente necessidade de estar mais conectado de Deus, ou quer aprender mais sobre a Palavra, nós temos uma recomendação a você.

O Presbítero André Sanchez criou um curso online para cristãos que desejam saber tudo sobre a bíblia, de capa a capa.

Há mais de 6 anos ele ajuda irmãos que desejam compreender melhor a palavra de Cristo.

E, no Curso Conheça Sua Bíblia De Capa a Capa, você aprende tudo sobre a Bíblia, capítulo a capítulo, através de análises profundas sobre os textos.

A linguagem do professor é bem simples e acessível. E você pode estudar a palavra sem nem precisar sair de casa.

Se quiser conhecer detalhes sobre o Curso basta clicar aqui ou na botão abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário