Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Veja Qual É o Significado Do Número 4 Na Bíblia e Suas Curiosidades

Tempo de leitura: 5 min

Qual o significado do número 4 na bíblia

Não há dúvidas de que a Bíblia Sagrada é de fato um livro rico em conteúdos, mas para quem não a conhece muito bem, talvez não saiba da sua complexidade de ideias e de seus elementos simbólicos, como os que são expressos através dos números.

Por isso, vamos entender o que é numerologia Bíblica e estudar em especial o significado do número 4 na Bíblia.

A Diferença Entre Numerologia ocultista e a  Numerologia Bíblica

Antes de tudo, você precisa entender a diferença entre a Numerologia ocultista e a  Numerologia Bíblica.

A primeira diz respeito aos significados ocultos dos números a fim de traçar caminhos sobre o universo e o futuro.

Já a segunda, a Numerologia Bíblica, estuda os significados dos símbolos numéricos que são frequentes na Bíblia Sagrada.

Dessa forma, através da maneira como os números se repetem na Bíblia, juntamente com todo o contexto que estão inseridos, é possível chegar a um determinado significado para cada número.

Vejamos, portanto, como o número 4 se apresenta na Bíblia Sagrada e qual é o seu significado:

Quando o Número 4 Aparece Na Bíblia?

Cortinas Do Tabernáculo

São quatro cores para as cortinas do Tabernáculo: “Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador”.(Êxodo 26:36)

O Cordeiro Da Páscoa

Devia ser guardado por quatro dias:

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família”. (Êxodo 12:3)

“O guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde”. (Êxodo 12:6)

Reinos Mundiais De Daniel

São quatro reinos mundiais: “Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.” (Daniel 2:31)

Para mais detalhes leia o capítulo 2 de Daniel.

Restituição

A Bíblia apresenta restituições de quatro vezes em alguns relatos:

“Antes porém deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia!” (2 Samuel 12:6)

“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (Lucas 19:8)

O Tetragrama (YHWH – Jeová)

Nota-se que possui a quantidade de quatro letras.

Rio Do Éden

Possui quatro braços: “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços”. (Gênesis 2:10)

Anjos, Cantos Da Terra e Ventos

São quatro de cada: “Depois desses eventos, observei quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, com a missão de reter os quatro ventos da terra e evitar que qualquer massa de ar fosse soprada sobre a terra, o mar ou sobre qualquer árvore.” (Apocalipse 7:1)

Os Evangelhos Do Novo Testamento

São quatro os evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os Animais De Apocalipse

São quatro animais: “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Apocalipse 4:8)

As Faces

“E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro”. (Ezequiel 1:10)

Qual É o Significado Do Número 4 Na Bíblia?

Essas referências bíblicas em que podemos observar a presença do número quatro são apenas alguns exemplos. Há, portanto, diversas outras passagens em que encontramos esse número expresso de alguma maneira.

Em relação ao significado do número quatro, o que podemos dizer depois da análise do comportamento desse número nas passagens bíblicas é que, de modo geral, o número quatro se comporta na Bíblia Sagrada como aquele que apresenta a criação de Deus e a totalidade das coisas.

Vale dizer aqui, que o cristão deve tomar muito cuidado com essas interpretações dos números e símbolos que encontramos na Bíblia, porque muitas vezes pode encontrar em fontes erradas significados fantasiosos e heréticos.

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.” (Colossenses 2:8)

Cuidados Ao Analisar o Número 4 Na Bíblia:

Sabemos que a Bíblia Sagrada é um livro que precisa ser estudado de acordo com a dimensão da sua complexidade e importância, mas nem sempre o que ouvimos por aí está correto; principalmente no que diz respeito a certos aspectos que demandam um maior conhecimento.

Deus criou o universo e tudo o que vemos de forma incrivelmente inteligente. Tudo tem o seu propósito e tudo está totalmente organizado de forma a funcionar perfeitamente.

Nada foi feito por acaso. O Senhor sabe de todas as coisas que Ele fez. Além disso, tudo é para a glória Dele.

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”. (Colossenses 1:16,17)

“Assim diz o Senhor,o seu redentor, que o formou no ventre:”Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas,que sozinho estendi os céus,que espalhei a terra por mim mesmo, “que atrapalha os sinais dos falsos profeta se faz de tolos os adivinhadores,que derruba o conhecimento dos sábio se o transforma em loucura,” (Isaías 44:24-25)

“Ele muda as épocas e as estações;destrona reis e os estabelece.Dá sabedoria aos sábio se conhecimento aos que sabem discernir.” (Daniel 2:21)

É necessário que se tenha em mente o seguinte: o que realmente importa para Deus não é que você conheça o significado de cada coisa quase que de forma matemática e sim que você siga aos mandamentos de Cristo e se entregue a Ele com sinceridade de coração!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 − two =

Seja o primeiro a comentar!