Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Parábola Do Filho Pródigo: Resumo Completo e Lições Importantes!

Tempo de leitura: 5 min

 

 

Parábola Do Filho Pródigo

Jesus Cristo ensinava as pessoas durante os sermões através do uso de parábolas. Podemos entender essas parábolas como uma forma mais simples de ensinar questões difíceis e profundas.

Vale lembrar que, nessas parábolas, Jesus Cristo utilizava elementos e situações comuns na rotina de qualquer pessoa da época. Isso justamente para facilitar a identificação com os temas e assim facilitar o entendimento.

Dessa forma, as parábolas aproximavam todas as pessoas ao assunto abordado do momento, porém, a Bíblia Sagrada relata que nem todos as compreendiam porque estavam ali com o coração endurecido. 

Jesus, então, parece deixar claro que apenas as pessoas de coração aberto e puro ao entendimento eram capazes de aprender.

As pessoas de coração duro, por mais que fossem sábias ou que possuíssem conhecimentos, não entendiam simples parábolas.

Das parábolas de Jesus Cristo, vamos destacar aqui a Parábola do filho pródigo. Veja agora um resumo dela e as lições que podemos tirar.

Que Parábola É Essa?

Vale dizer que o vocábulo pródigo designa a ação de quem ultrapassa as barreiras ou as fronteiras.

A parábola do filho pródigo se encontra no livro de Lucas. É uma das parábolas mais comentadas em pregações das igrejas, e muita gente ao menos já ouviu falar sobre ela.

Essa é a parábola do filho que foi embora, porém arrependido volta para casa; retorna, portanto para os braços do pai.

Parábola Do Filho Pródigo: Um Resumo

A parábola do filho pródigo narra a história entre um pai, e seus dois filhos: o mais novo e o mais velho.

Pois bem, o mais novo pretende em seu coração abandonar a casa do pai. Ele não queria mais aquela vida.

Ele ansiava por viver outras coisas.

Então, ele pediu para que seu pai lhe desse a parte da herança, a qual ele deveria receber apenas após a morte do pai. O filho mais novo não se importou com isso, pois queria a herança logo para sair dali.

Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.” (Lucas 15:11-12)

Assim que obteve a parte da herança, o filho mais novo saiu para outra terra e viveu de forma errada. Ele gastou tudo o que tinha e passou a ter que trabalhar com porcos, o que para os judeus da época, era algo amaldiçoado.

O filho mais novo, portanto, passa a viver uma vida difícil de fome e miséria.

Porém, a Bíblia nos diz que o filho mais novo retomou a consciência e se arrependeu de ter saído da casa do pai.“O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. (Lucas 15: 18-19)

Dessa forma, ele então regressa para o lar. Assim que chega, apesar de tudo, o pai o recebe com grande honra e felicidade. “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos.(Lucas 15:22-23)

Enquanto o pai fazia aquela reunião alegre para receber o filho mais novo, o filho mais velho primogênito ficou descontente ao ver aquela recepção preparada para o irmão.

Mesmo ele sabendo que era filho, e tinha direito a herança, se indignou com o pai e não se alegrou com a volta do irmão.

Ele ficou enfurecido porque o pai havia mandado matar um novilho cevado para o irmão, o que nunca havia feito para ele, que seguia todas as suas ordens e andava no caminho correto.“O filho mais velho encheu-se de ira e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. (Lucas 15: 28)

O pai lhe disse que eles deveriam se alegrar porque o que estava perdido agora foi encontrado, e era o que importava. “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado.” ( Lucas 15:31-32)

Lições Da Parábola Do Filho Pródigo

Através da parábola do filho pródigo podemos tirar varias lições e ensinamentos. Note que ambos os filhos, tanto o mais novo quanto o mais velho, estavam vivendo em função do interesse que tinham sobre a herança do pai.

Eles agiam por interesse, mesmo que de formas distintas.

Enquanto o filho mais novo queria com urgência a herança, e sair para viver como pretendia,oO filho mais velho usava da obediência por interesse na herança do pai, e não levava uma conduta boa verdadeira.

E o pai, mesmo sabendo de toda a vida errada que o filho mais novo possuía, estava alegre em recebê-lo porque agora o filho estava arrependido e transformado; não era mais o mesmo.

Essa parábola vem nos mostrar como Deus está preocupado com o filho que se arrepende dos maus caminhos.

Ele não quer saber daquele que acha que vai alcançar o reino dos céus pelas suas boas práticas, mas com o coração voltado para o interesse, vivendo uma vida de falsidade.

Durante essa parábola do filho pródigo, Jesus se referia aos escribas e fariseus que acreditavam ser melhores que todos e mais perfeitos e que teriam o reino dos céus, mas, na verdade, agiam com hipocrisia.

Essa parábola de Jesus Cristo, como as outras, vem nos trazer lindos ensinamentos. Com ela nós aprendemos a pensar em como recebemos aquele indivíduo que cometeu coisas erradas, mas que se arrependeu de verdade.

Será que devemos nos alegrar porque, afinal de contas, é uma alma que foi transformada.

Jesus nos ensina que o importante para Deus é um coração quebrantado, disposto a reconhecer os próprios erros e a mudar de vida verdadeiramente.

Um coração aberto para que Deus entre e faça uma grande obra.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


two × 1 =

Seja o primeiro a comentar!