Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Quem Foi Asafe Na Bíblia Sagrada? Sua História e Lições

Tempo de leitura: 5 min

Entenda Quem Foi Asafe Na Bíblia

Nos dias atuais conhecemos os que louvam ao Senhor no altar da igreja como ministros de louvor, mas também são chamados de forma geral como levitas; uma nomenclatura bastante presente na Bíblia Sagrada.

Levita, segundo a Bíblia, era aquele que fazia parte da adoração, do louvor e do canto ao Senhor. Tal termo tem sua referencia aos descendentes de Levi, filho de Jacó.

O canto e a música como formas de adoração ao Senhor eram muito presentes nos tempos do rei Davi, e ele pôs a Asafe como chefe dos levitas. Vejamos então quem foi Asafe na Bíblia Sagrada, qual é sua história e as lições que podemos tirar.

Quem Foi Asafe Na Bíblia?

De acordo com a Bíblia Sagrada, Asafe era filho de Baraquias, descendente de Gérson. (1 Crônicas 6:39-43)

A História De Asafe Na Bíblia

Como foi dito anteriormente, nos tempos do rei Davi havia muitas celebrações através de cânticos e louvores a Deus e, segundo a Bíblia Sagrada, o rei Davi constituiu a Asafe um lugar de grande destaque.

Ele foi posto como líder dos levitas perante a Arca de Deus. Dessa forma, Asafe ficaria responsável por tudo o que envolvia a música e a parte de louvores.

“E pôs alguns dos levitas por ministros perante a arca do Senhor; isto para recordarem, e louvarem, e celebrarem ao Senhor Deus de Israel.Era Asafe, o chefe, e Zacarias o segundo depois dele; Jeiel, e Semiramote, e Jeiel, e Matitias, e Eliabe, e Benaia, e Obede-Edom, e Jeiel, com alaúdes e com harpas; e Asafe se fazia ouvir com címbalos.” (1 Crônicas 16:4,5)

Um ponto interessante é que, não somente Asafe era responsável por assumir tal função, mas a família dele também estava na organização musical. ( 1cr 25-1-9)

E Matanias, filho de Mica, filho de Zabdi, filho de Asafe, o chefe, que iniciava as ações de graças na oração, e Bacbuquias, o segundo de seus irmãos; depois Abda, filho de Samua, filho de Galal, filho de Jedutum. Todos os levitas na santa cidade, foram duzentos e oitenta e quatro” .(Neemias 11:17,18)

Dentre os instrumentos utilizados por Asafe o de maior expressão eram os Címbalos.

“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel.” (Esdras 3:10)

“E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe.” (Neemias 12:35)

A função de Asafe era privilegiada, uma vez que, ele liderava toda a parte de adoração a Deus.

Mas, além disso, ele era conhecido pelo fato de experimentar visões e sonhos, os quais eram mensagens do próprio Deus para o povo de Israel. Ele era vidente.

“O rei Ezequias e seus oficiais ordenaram aos levitas que louvassem o Senhor com as palavras de Davi e do vidente Asafe. Eles louvaram com alegria, depois inclinaram suas cabeças e adoraram”. (2 Crônicas 29:30)

Os Salmos De Asafe

Asafe também foi autor de alguns salmos utilizados por Ezequias no reavivamento de adoração no templo.

Os salmos de autoria de Asafe ou de seus descendentes são os salmos 50, 73-83

“Chamará os céus lá do alto, e a terra, para julgar o seu povo”. Salmos 50:4

“Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.” Salmos 50:22

“Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios”.Salmos 73:2,3

“Ó Deus, não estejas em silêncio; não te cales, nem te aquietes, ó Deus,
Porque eis que teus inimigos fazem tumulto, e os que te odeiam levantaram a cabeça.”
Salmos 83:1,2

Nesses salmos podemos notar como estava o coração de Asafe em relação à prosperidade dos ímpios e o sofrimento dos justos.

Para ele tudo isso era como um verdadeiro paradoxo, pois o normal seria que os justos prosperassem em todos os sentidos, e não os ímpios que praticam a maldade a todo tempo.

Tais sentimentos de Asafe provocaram nele até certo abatimento, pois isso o afetava bastante; ele quase se desviou dos caminhos de Deus por conta de ter chegado a sentir inveja da prosperidade dos ímpios. Porém, Asafe compreendeu que não podemos questionar os propósitos de Deus e que um dia tudo isso irá acabar, porque o ímpio será então destruído e toda a justiça será feita.

As Lições De Asafe Na Bíblia

As lições que podemos tirar sobre quem foi Asafe na Bíblia, é que ele foi um homem questionador.

Aprendemos com ele que o questionar as coisas de Deus e como a vida funciona faz parte da essência do ser humano.

Há muitas coisas que não conseguimos entender com a nossa mente humana limitada. Não alcançamos os pensamentos de Deus.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55:8)

Tendo isso em vista devemos então ter cuidado, porque muitas vezes achamos que a maneira como a gente pensa pode estar de acordo com Deus, mas muitas vezes podemos nos equivocar.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9-10)

Entendemos que não podemos viver uma vida acreditando que o importante é prosperarmos sempre e ter uma vida longe de problemas a todo instante. Não! As coisas não funcionam dessa maneira.

Saiba que viver de acordo com os mandamentos de Deus requer deixarmos as coisas desse mundo e nos entregarmos a Deus. Não que uma pessoa não possa ser feliz e nem prosperar.

Sim, ela pode, mas sempre tem que ter em mente que aqui nesta terra uma hora ou outra vamos passar por adversidades, e o que importa de verdade é a nossa vida eterna.

Dessa forma, se fizermos a vontade de Deus e nos arrependermos dos nossos pecados, um dia estaremos com o Senhor e experimentaremos de toda a graça que somente Ele pode nos proporcionar.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


thirteen − nine =

Seja o primeiro a comentar!