Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Quem Foi Habacuque? Sua História, Estudo e Resumo Completo

Tempo de leitura: 6 min

Entenda Quem Foi Habacuque

Na Bíblia Sagrada nem sempre encontramos os relatos de todos os personagens bíblicos. Muitas histórias que ouvimos por aí são meras conjecturas sem base bíblica alguma.

Por outro lado, sobre a história de Habacuque, do qual não encontramos nenhuma referência bíblica sobre a sua vida particular, podemos estudar os livros de Habacuque e através deles observarmos o que eles representam.

Vamos analisar em mais detalhes os livros de Habacuque neste artigo completo. Confira!

Quem Foi Habacuque?

Como já foi dito não há nenhuma referência bíblica sobre a vida particular de Habacuque, mas através do estudo do livro de Habacuque, podemos saber que de fato ele é um personagem histórico.

Assim sendo, podemos entendê-lo através do que encontramos escrito ao longo dos versículos. No primeiro versículo Habacuque é reconhecido como um profeta.

“O peso que viu o profeta Habacuque.” (Habacuque 1:1)

A História De Habacuque

Através da continuação dos versículos do primeiro capitulo do livro de Habacuque podemos notar que ele fazia questionamentos a Deus em relação às iniquidades que ele assistia no meio do povo de Judá e o porquê de Deus não o escutar.

Ele estava inconformado com tanta violência e injustiça que ele via ao seu redor e, por isso, clamava ao Senhor por socorro.

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida.” (Habacuque 1:2-4)

Habacuque faz referências aos caldeus como um povo altamente violento e disposto a tomar as terras de forma terrivelmente apressada.

Assim, com esse versículo é possível notar uma referência histórica sobre a ameaça dos caldeus, o que pode indicar a vitória sobre Judá por Nabucodonosor no período de 597 a.c.

Assim, temos uma ideia do período vivido por este personagem.

Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas.” (Habacuque 1:6)

Estudo Sobre Habacuque 

Habacuque questiona ao Senhor sobre ser permitido aos ímpios destruir os homens que caminham em retidão.

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Habacuque 1:13)

Vemos, por meio deste primeiro capítulo, que Habacuque questiona a Deus para que ele veja os intentos maus dos ímpios e dos homens violentos em cima daqueles que são justos.

Ele clama ao Senhor e usa como argumento o fato de Deus ser o Todo Poderoso, o Santo e soberano. Portanto, Ele deveria estar observando essas coisas e impedindo o agir dos ímpios.

E a resposta de Deus a Habacuque sobre todas essas queixas foi que: o castigo pela iniquidade de Judá viria através dos caldeus, que os dominariam com grande violência.

“Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam, se lhes fosse contado.
Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem.” (
Habacuque 1:5,6)

Após ouvir a resposta do Senhor, Habacuque ainda fica confuso e questiona a Deus sobre o fato de tudo isso ser injusto, pois os caldeus também mereciam receber o castigo de Deus.

Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo.Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?”(Habacuque 1:12,13)

A partir do segundo capítulo vemos mais uma reposta do Senhor a Habacuque, e Deus ainda pedi a ele para escrever tudo o que será dito.

“Então o Senhor respondeu: “Escreva claramente a visão em tabuinhas, para que se leia facilmente.Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”. (Habacuque 2:2,3)

Deus diz a Habacuque que o castigo dos caldeus também iria acontecer.

Que a maldade deles não passaria despercebida, como a iniquidade de qualquer ímpio.

Com tudo isso, Deus queria dizer que o castigo sempre virá aqueles que praticam o mal, porque o Senhor é justo e a todos julga.

Não há quem possa escapar dos juízos do Senhor dos exércitos.

Você tramou a ruína de muitos povos, envergonhando a sua própria casa e pecando contra a sua própria vida. Pois as pedras clamarão da parede, e as vigas responderão do madeiramento contra você.” Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime!” (Habacuque 2:10-12)

A Oração De Habacuque

 A oração de Habacuque registrada no terceiro, e último capítulo do seu livro foi feita com um formato de canto.

Habacuque, então, é respondido por Deus a cerca de toda a justiça do Senhor e sobre a maneira como ele castiga a todos que praticam a iniquidade. Neste capítulo, ele exalta a soberania de Deus.

Apesar de saber de tudo que aconteceria, ele se entregou ao Senhor completamente confiando no amor de Deus, e o exaltando ainda que coisas terríveis acontecessem.

“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música.Para os meus instrumentos de cordas.” (Habacuque 3:17-19)

Pregação Sobre Habacuque

Para que haja uma pregação de forma que a mensagem entregue ao povo de Deus seja de acordo com a verdade, deve se entender que Habacuque não roga ao Senhor que livre o povo.

Ele entende que a vontade de Deus deve sempre prevalecer. Ao mesmo tempo, ele confia na misericórdia do Senhor e crê que o Senhor cuidaria daquele que fosse justo e não os deixaria perecer.

Habacuque então mantém firme a sua fé e sua alegria no Senhor.

“Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste a ela que aplicasse castigo.” (Habacuque 1:12)

“ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.”(Habacuque 3:18)

Lições Sobre a História De Habacuque

A lição que tiramos para os dias de hoje é que Habacuque fazia referências às coisas que aconteciam e que iriam acontecer naquele tempo, então, não é correto utilizar essas passagens para dizer que o Senhor fará isso ou aquilo na igreja nos dias de hoje.

O que podemos, como já foi dito aqui, é tirar a lição de que Deus exerce juízo sobre todos que praticam iniquidade

Também podemos aprender sobre deixar a vontade de Deus em primeiro lugar e, por consequência, crer no Senhor acima de tudo!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


three + sixteen =

Seja o primeiro a comentar!