Entenda Quem Foi Rute Na Bíblia

A história de vida de algumas mulheres é narrada na Bíblia Sagrada. Podemos encontrar detalhes sobre os costumes que tinham; o convívio em sociedade e como influenciavam as pessoas ao redor.

Dentre tantas histórias, aqui vamos estudar em especial e verificar quem foi Rute na Bíblia.

Antes de dar início de fato ao estudo, devemos ter em mente o contexto que envolvia a vida dessa personagem bíblica. Então vamos lá!

O Contexto De Sua História:

A Bíblia fala de um homem chamado Elimeleque, o qual saiu de Belém de Judá para peregrinar nas terras de Moabe, juntamente com sua mulher Noemi e seus dois filhos.

Sucedeu que tempos depois Elimeleque (o marido) e seus dois filhos faleceram. Assim, Noemi ficou desamparada; apenas com as noras de cada filho, Orfa e Rute.

“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,” (Rute 1:1-3)

“Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” (Rute 1:4,5)

Quem Foi Rute Na Bíblia?

Para que você entenda quem foi Rute na Bíblia, é preciso saber o que Noemi, mulher de Elimeleque, decidiu fazer após a morte do marido e dos filhos.

Pois então, Noemi decidiu voltar para a terra de Judá e pediu que suas noras regressassem cada uma à casa de sua mãe. Porém, Rute se apegou a sua sogra e não queria deixá-la. Assim as duas partiram juntas rumo a Belém de Judá.

“Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe.” (Rute 1:6)

“Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo”. (Rute 1:7-8)

Rute na Bíblia Sagrada foi uma mulher extraordinária. Ela poderia ter ido viver a sua vida em outro lugar, junto à sua mãe. Mas ela teve grande compaixão de Noemi.

Ela não queria deixar a sua sogra sozinha, desamparada e com tanto sofrimento. Foi uma atitude muito bonita por parte de Rute continuar a viver com sua sogra apesar de ter perdido o marido.

A História De Rute Na Bíblia

Rute então decidiu reconstruir a vida ao lado de sua sogra. E, aconteceu que Rute se cassou com Boaz, um parente de Elimeleque, e com ele gerou um filho, Obede, avô de Davi.  

Agora, em lugar do sofrimento e da dor por conta das perdas que ambas tiveram, tanto em Noemi quanto em Rute, surge a alegria através da vida de uma criança.

Boaz tomou tudo quanto foi de Elimeleque e suscitou como de costume da época o nome do falecido.

“Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas”. (Rute 4:9,10)

“Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho”. (Rute 4:13)

As Lições De Rute Na Bíblia

Através da história de Rute, podemos perceber como Deus age na vida do ser humano. Muitas coisas de ruim acontecem em nossas vidas e muitas vezes não entendemos o motivo e nem os propósitos de Deus.

Enchemos nossa mente com infinitas perguntas e buscamos incansavelmente por respostas.

Mas a verdade é que devemos confiar sempre em Deus, por mais que não entendemos o motivo de certas coisas.

Temos que ter a certeza que é Deus quem rege a vida e é somente Ele o dono de tudo o que há.

Sabe, isso é realmente muito difícil de compreender, mas devemos ter fé e acreditar Nele!

Pense Sobre Isto:

Na história de Rute, vemos uma situação muito triste e difícil.

Imagina para Noemi, a tristeza e o sofrimento dela frente uma situação de tremendo desamparo em todos os sentidos; ela estava sem o marido, sem os filhos e com certeza também passava por necessidades financeiras.

Mas, ao mesmo tempo, não queria que suas noras sofressem com ela. Ela já estava agradecida por tudo.

Ela queria que suas noras fossem reconstruir suas vidas sem ter que passar pelo mesmo sofrimento que ela.

Daí, ainda entra uma situação incrível, quando Rute decidi enfrentar aquela situação difícil ao lado de sua sogra.

Rute queria seguir o mesmo Deus de Noemi. Queria estar junto nessa dificuldade.

Aprendemos com a atitude de Rute, portanto, a ter compaixão pelas pessoas e a agirmos com amor e não com egoísmos, uma vez que Rute também sofria com a perda do marido, mas queria ainda dar forças a sua sogra.

Muitas vezes nós nos esquecemos dos outros e pensamos somente em nós.

Queremos que Deus resolva todos os nossos problemas e esquecemos que os outros também sofrem e nós podemos sim ajudar ao próximo com aquilo que possuímos; deixando Deus agir através de nós.

Que as atitudes de amor e de coragem para enfrentar os problemas como Rute teve, estejam presentes em sua vida.

Você Quer Aprender Mais Sobre a Palavra?

Se você sente necessidade de estar mais conectado de Deus, ou quer aprender mais sobre a Palavra, nós temos uma recomendação a você.

O Presbítero André Sanchez criou um curso online para cristãos que desejam saber tudo sobre a bíblia, de capa a capa.

Há mais de 6 anos ele ajuda irmãos que desejam compreender melhor a palavra de Cristo.

E, no Curso Conheça Sua Bíblia De Capa a Capa, você aprende tudo sobre a Bíblia, capítulo a capítulo, através de análises profundas sobre os textos.

A linguagem do professor é bem simples e acessível. E você pode estudar a palavra sem nem precisar sair de casa.

Se quiser conhecer detalhes sobre o Curso basta clicar aqui ou no botão verde abaixo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!