Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Salmo 51 Estudo Bíblico Completo Com Lições e Comentários

Tempo de leitura: 6 min

Salmo 51 Estudo

A Bíblia Sagrada é um livro fantástico e repleto de acontecimentos e detalhes sobre a vida das pessoas, os seus hábitos e convívios em sociedade.

Além disso, quem estuda a palavra de Deus com o intuito de querer crescer espiritualmente recebe ainda mais benefícios.

A Bíblia Sagrada para quem acredita na sua veracidade, não é apenas um livro qualquer, ela foi inspirada por Deus,  e é a própria palavra Dele. Nela você encontra a pura essência de Deus.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4:12)

Até mesmo nos pequenos detalhes que ela narra, é possível extrair uma lição de vida. Quanto mais você a observa em suas entrelinhas, mais você absorve seu valioso conteúdo.

E, para quem pretende estudar o livro de Salmos, vamos destacar aqui, em especial o salmo 51. Um salmo muito bonito em que Davi expressa todo o seu sentimento para Deus em relação a sua vida, seus arrependimentos e quebrantamentos.

Vamos estudar e analisar partes do capítulo 51 e destacar aspectos importantes dele para que possamos traçar um caminho de entendimento sobre a mensagem ou lição que recebemos dele. Vejamos, portanto:

O Que Diz o Salmo 51?

Ao longo de todo o Salmo 51 notamos o arrependimento de Davi. Ele expressa com grande sinceridade tudo aquilo que está em seu coração e derrama para Deus todo o seu sentimento de culpa perante as coisas erradas que cometeu.

Ele não pecou e simplesmente achou que isso era algo normal. Ele temeu a Deus e sabia que o pecado podia separá-lo da comunhão com o Senhor.

O Salmo 51 é quando Davi, após ser repreendido pelo profeta Natã, o qual vem trazer uma mensagem de Deus, confessa o seu pecado, e suplica o perdão de Deus.

Lembrando que, o profeta Natã foi até Davi depois que o mesmo esteve com Bate – Seba, mulher de Urias, o heteu. No livro de Samuel temos a mensagem que o profeta Natã trouxe a Davi:

Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, eu lhe teria dado duas vezes mais.  Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias, o heteu, fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele!  Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta. E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia. Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.” (2 Samuel 12: 8-12)

Esse, portanto era o contexto do Salmo 51, mas vamos estudá-lo mais a fundo a fim de compreender todos os aspectos que o envolvem e a mensagem de Deus que podemos extrair.

Salmo 51 Estudo bíblico

Na Bíblia, Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. É intrigante pensar nisso, uma vez que, na própria narração da Bíblia Sagrada sobre a vida de Davi, são apresentados os erros que ele cometeu.

São mostrados os seus pecados e coisas terríveis que vão contra a Palavra de Deus.

E você pode se questionar quanto a isso: Como um homem que cometeu coisas erradas pode ser conhecido como o homem segundo o coração de Deus? Bem, isso realmente é um assunto para refletirmos.

Davi, apesar de ter cometido grandes pecados, reconhecia o seu erro e estava verdadeiramente arrependido. E é Deus quem sonda os corações.

Ele sabe quando estamos com um coração verdadeiro ou mentiroso.

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “
(Jeremias17:10)

Davi sabia que tinha transgredido contra Deus e temia perder a presença do Espírito Santo em sua vida. Por esse motivo ele se arrependeu e sofreu com isso de maneira real; não era apenas uma emoção passageira.

Tendo isso em vista, vamos analisar mais de perto o que diz Davi ao longo do Salmo 51:

Logo de início, Davi roga a Deus por misericórdia, pois sabe que não é digno de nada e somente Deus pode apagar tamanha transgressão. Davi se sentiu sujo com todo aquele pecado e quis se livrar disso; ele queria ser limpo.

O seu erro o acompanhava e ele já não aguentava mais.

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”
(Salmo51:1-3)


O que Davi mais queria era que Deus o transformasse por completo. Ele queria ter um coração limpo e purificado. Além disso, ele suplica a Deus pelo Espírito Santo.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.”
(Salmo51:10-11)

Davi tinha total noção do seu pecado e o seu coração estava quebrantado diante de Deus. Ele sabia que um coração contrito era importante para Deus.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17)

Esses versículos do Salmo 51 que foram citados aqui são alguns mais expressivos, mas você pode aprofundar ainda mais com a leitura completa do Salmo.

Para Que Serve o Salmo 51?

O Salmo 51, assim como qualquer outro texto da Bíblia Sagrada, é a Palavra de Deus. Dessa forma, cada história de vida dos personagens está ali para nos trazer um ensinamento.

Neste caso em especial, o Salmo 51 serve para nos ensinar sobre as consequências fortes que os nossos atos errados perante Deus podem trazer. É dizer que Deus nos perdoa, mas as consequências permanecem.

Lições Que Este Salmo Nos Entrega

Saiba de uma coisa: quando nós erramos devemos pedir perdão a Deus, nos esforçar para não pecarmos mais, e pedir a Ele para que o Espírito Santo nos incomode quanto a isso.

Dessa forma, se perceber que pode errar, o Espírito Santo vai trabalhar para que você sinta um incômodo a ponto de não conseguir cometer um pecado. E, caso você já tenha cometido, ele vai agir para que você se arrependa de verdade.

Então, no Salmo 51, Davi apresentou a Deus a sua verdade, a sua sinceridade, uma vez que ele não escondeu de Deus o pecado, e as coisas absurdas que havia cometido.

Ele se derramou e mostrou um coração arrependido. Davi sabia que não havia nada que pudesse fazer para reverter todo erro, mas também sabia que somente clamando por misericórdia receberia o perdão — mesmo que as consequências ficassem.

Aprendemos por fim com o Salmo 51 que Deus nos abençoa e nos perdoa, mas devemos vigiar, pois muitas vezes nos sentimos fortes e não percebemos que apenas por uma brecha o pecado entra, e então não há mais nada a fazer.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


ten − 1 =

Seja o primeiro a comentar!