Vós Sois Deuses - Entenda o significado.

Há certos termos na Bíblia Sagrada que podem ser interpretados de maneira equivocada. Mas, isso acontece porque estudar a palavra de Deus não significa apenas ler aleatoriamente os seus livros e sim realizar uma análise aprofundada do significado de cada questão.

 Sendo assim, ore sempre a Deus antes de realizar uma leitura bíblica para que o Senhor guie todo o seu raciocínio.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39)

Quando o assunto é interpretar a Bíblia existe um versículo que é bastante comentado, pois possui uma famosa frase: “Vós Sois Deuses”.

É sobre essa frase que vamos falar a partir de agora. Entenda o que Jesus realmente quis dizer com essa fala, a partir de agora…

Qual O Real Significado De Vós Sois Deuses?

Há um versículo que costuma trazer confusão para os cristãos. Veja:

“Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo. Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.” (Salmos 82:6,7)

Nesse versículo, “vós sois deuses” deuses está se referindo as autoridades de Israel, as quais se corromperam com práticas egoístas e gananciosas com relação ao povo. 

Então, ‘vós sois deuses”, quer que esses príncipes tinham o poder em mãos pra julgar a quem fosse assim como Deus julga os povos.

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.”(Isaías 1:16,17,23)

Aqui o Senhor Jesus estava apresentando a sua indignação com os governantes, pois estavam sendo injustos com os mais pobres e praticando coisas erradas contra o povo.

“Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.” (Salmos 7:11)

Notamos, portanto, que a Bíblia Sagrada deve ser estudada levando – se em consideração certos termos, conceitos e argumentos que não podem ser interpretados de maneira literal e rasa.

Mas, o importante é que se tenha um olhar crítico e curioso sobre a leitura, além de analisar todo o contexto que envolve um dado tema. Somente dessa maneira é possível uma interpretação correta da mensagem de Deus.

Nesse termo “vós sois deuses”, Jesus está expressando toda a sua ira sobre aqueles que eram altivos pela posição que representavam e não tinham interesse algum em praticar a honestidade e misericórdia para com as pessoas mais necessitadas.

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (1 Timóteo 6:9)

A palavra de Deus nos diz que o Senhor rejeita os soberbos e todo aquele que tem olhar altivo e que acredita ser melhor do que o seu próximo.

Pelo contrário, Deus se agrada das pessoas que são humildes de verdade e que servem com amor e dedicação a Deus e as pessoas.

Deus é soberano e nós somos os seus servos, portanto, devemos agir como servos; não podemos permitir que o egoísmo e as ganâncias dessa vida nos roubem o que nós temos de mais precioso que é a nossa promessa de vida eterna.

“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” (1 João 2:25)

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.”
(1 João 5:11-13)

Um Resumo Sobre Vós Sois Deuses:

Nesse breve estudo sobre a questão do “vós sois deuses” aprendemos por fim que Deus não tem intimidade com aqueles que se entregam as coisas desse mundo, como as riquezas, os poderes e acreditam ser como deuses, mas não verdade não passam de pó e estão abaixo da soberania de Deus.

Se você tem andado com olhos orgulhos sobre o que você é e também se já caiu no erro de praticar coisas erradas que não condizem com os mandamentos de nosso Senhor, peça perdão a Deus agora mesmo e busque consertar a sua vida.

Saiba que Deus nos perdoa de verdade, mas devemos nos arrepender com sinceridade.

As consequências dos seus erros inevitavelmente virão, mas se você mantiver uma boa conduta para com Deus e os homens, o Senhor endireitará as suas veredas e desembaraçará todos os problemas de sua vida.

Creia nisso e você verá as benções do Senhor durante todos os seus momentos mais difíceis!

Que através dessa leitura você possa entender melhor como devemos tomar cuidado com a leitura bíblica para não cometermos enganos.

Além disso, que o Senhor molde o seu caráter a cada dia para que você seja uma pessoa irrepreensível e cada vez mais humilde!

Você Quer Aprender Mais Sobre a Palavra?

Se você sente necessidade de estar mais conectado de Deus, ou quer aprender mais sobre a Palavra, nós temos uma recomendação a você.

O Presbítero André Sanchez criou um curso online para cristãos que desejam saber tudo sobre a bíblia, de capa a capa.

Há mais de 6 anos ele ajuda irmãos que desejam compreender melhor a palavra de Cristo.

E, no Curso Conheça Sua Bíblia De Capa a Capa, você aprende tudo sobre a Bíblia, capítulo a capítulo, através de análises profundas sobre os textos.

A linguagem do professor é bem simples e acessível. E você pode estudar a palavra sem nem precisar sair de casa.

Se quiser conhecer detalhes sobre o Curso basta clicar aqui ou no botão verde abaixo.

 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!