Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Elias Na Caverna: Estudo, Passagem, e Lições Do Profeta

Tempo de leitura: 6 min

Elias Na Caverna

Quando analisamos a fundo as histórias bíblicas podemos traçar um parâmetro que nos ajuda a perceber a maneira como Deus age, e como ele usa os seus filhos a fim de cumprir os seus propósitos e desígnios.

Uma das maneiras que o Senhor utilizou para exortar o povo de Israel, no que diz respeito à maneira como deviam servir a Deus, foi através dos profetas que recebiam a palavra por meio de sonhos ou até visões, e a entregavam para o povo de Deus.

Vamos, então, estudar a história do profeta Elias, mas em maior destaque a história de Elias na caverna e entender quais lições podemos tirar dela.

Quem Foi o Profeta Elias?

O que se conhece sobre a vida em particular de Elias é que este era um tisbita da terra de Gileade.

De acordo com Bíblia Sagrada, o profeta Elias foi enviado por Deus a fim de profetizar contra o rei Acabe. Este rei adorava o deus Baal por influência de sua esposa, Jezabel.

A História Do Profeta Elias

O motivo pelo qual o Rei Acabe veio a adorar a baal, e não a Deus, é que ele se casou com uma rainha estrangeira que adorava a outros deuses.

Jezabel, sua esposa, era filha do rei dos sidonios, e junto com Acabe, trouxeram baal para ser adorado em Israel,

Acabe construiu até mesmo um altar para baal suscitando a ira de Deus com tamanha idolatria. Parece difícil de acreditar, mas foi isso que aconteceu.

Assim sendo, por conta da idolatria do rei Acabe, Elias foi usado por Deus e profetizou que não choveria mais por alguns anos na região.

“Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra”.
(
1 Reis 17:1)

Depois disso, Elias fez o que o Senhor ordenou. Ele foi para Querite diante do rio Jordão e ali bebeu e foi alimentado por corvos.

E a palavra de Deus veio até Elias mais uma vez ordenando- o a ir até Sidom porque lá seria sustentado por uma viúva, e assim sucedeu.

Na casa daquela viúva não havia fartura de comida, mas Elias entregou a palavra de que não faltaria provisão naquela casa.

Então, Elias se hospedou e comeu juntamente com a viúva e o filho dela, o qual veio a falecer por conta de uma grave doença.

Mas, vendo aquela situação, Elias orou a Deus e o menino tornou a viver. Isso mostrou que de fato Elias era um profeta de Deus.

“E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.” (1 Reis 17:22)

Contudo, Elias não era ouvido por todo o povo de Israel. E, além disso, eles o tinham como aquele que havia trazido a desgraça.

A Bíblia Sagrada narra, portanto, que havia grande fome em Samaria por conta da seca, e os profetas do Senhor foram perseguidos por Jezabel — que mandou matar a todos.

No entanto, um dos oficiais de Acabe, Obadias, era um homem que servia ao Senhor e procurou uma maneira para que pudesse proteger os profetas.

Na visão do rei Acabe a culpa de tudo de ruim que o povo de Israel vinha enfrentando era de Elias.

Afinal de contas, foi ele que disse a Acabe que tudo aquilo que acontecia era por conta da idolatria que ele havia introduzido no povo, juntamente com Jezabel, fazendo com que adorassem a baal, e não a Deus.

Então, Elias decidiu convocar o povo de Israel ao Monte Carmelo, onde haveria dois sacrifícios: um a baal e outro a Deus.

Nesse confronto eles saberiam que o verdadeiro Deus era aquele que fizesse o sacrifício queimar.

E, através da oração de Elias, o altar do holocausto foi consumido pelo fogo. Logo, com tudo isso o povo de Israel viu que o Senhor era Deus!

“Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! “(1 Reis 18:39)

A História De Elias Na Caverna

A Bíblia nos relata que Acabe comunicou a Jezabel que Elias havia matado os profetas de baal.

Dessa forma, Jezabel se irou contra o profeta de Deus e queria que ele fosse morto. E,  assim que Elias tomou conhecimento sobre tal situação, ele fugiu.

“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.”

(1 Reis 19:4) 

Elias, então, pediu a Deus pela morte, mas o Senhor enviou um anjo até ele para levantá-lo e alimentá-lo.

Dessa forma, Elias teve forças para seguir o caminho até Horebe, mas assim que chegou lá, ele se escondeu em uma caverna.

“Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias? “(1 Reis 19:9)

Quando foi questionado por Deus porque ele estava ali, escondido em uma caverna, Elias conta ao Senhor sobre toda a idolatria que o povo estava vivendo e que ainda estava correndo risco de morte.

E a palavra do Senhor veio a Elias de uma forma tremenda para que ele saísse de fora da caverna.

As orientações de Deus foram para que ele retornasse o caminho até Damasco para ungir a Hazael como rei da Síria, a Jeú como rei de Israel, e a Eliseu como profeta em lugar dele.

“E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá,ungirás profeta em teu lugar.” (1 Reis 19:15-18)

Outros Fatos Relevantes Sobre Elias

Ele anuncia um juízo de Deus para Acabe e Jezabel que morreriam de forma terrível e sem honrarias.

Elias prediz a morte de Acazias, filho de Acabe

Elias foi levado ao céu

Elias Na Caverna: Lições

A história do profeta Elias apresenta várias pontuações que podemos destacar como lições para a nossa vida, mas de modo geral podemos perceber o quanto ele era uma pessoa de fé e de oração.

Ele mantinha sempre a sua comunhão com Deus, mas que também tinha as suas fraquezas que todos nós possuímos.

Elias era um profeta chamado por Deus, mas desejou até a morte por conta dos problemas que enfrentava.

A caverna é como a representação dessa fuga. Mas Deus não queria que ele ficasse naquele lugar.

Deus queria dar forças a ele. Afinal de contas a nossa força vem de Deus!

Aprendemos com a história de Elias na caverna que devemos nos entregar aos propósitos de Deus sem medo, por mais que problemas venham até nós.

Devemos entender que é normal nos sentirmos cansados dos embates dessa vida, mas não podemos nos entregar a eles, pois quem cuida de nós é Deus, o Todo- poderoso! E ele vai tirar você da sua caverna.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


five × 4 =

1 Comentário

  • Mizael Sancho de Oliveira diz:

    Otimo,excelente este curso!!