Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Quais Os Erros Que Os Pregadores Devem Evitar? Os 9 Principais!

Tempo de leitura: 6 min

Confira quais os erros que pregadores devem evitar

É maravilhoso saber que Deus se agrada quando nós falamos Dele para alguém próximo, ainda que seja uma mensagem pequena e simples.

Mas, quando se trata de pregar a Palavra de Deus para a igreja, não é qualquer um que irá chegar ao púlpito e começar a pregar. Será preciso, portanto, uma pessoa que teve um chamado para desempenhar tal função.

Acontece que hoje em dia o que mais se vê são pastores pregando mensagens deturpadas, de forma errada e sem nenhum preparo.

O pregador pode até não possuir uma grande eloquência ao falar, mas ele precisa ter uma vida consagrada a Deus, e pregar a verdade das Escrituras; e é isso que realmente importa.

Por isso, vamos destacar aqui os erros que os pregadores devem evitar para que a palavra de Deus seja enviada aos crentes da melhor maneira, e de acordo com a Bíblia Sagrada:

Erro 1: Criar Histórias Fictícias

A Bíblia Sagrada é a própria Palavra de Deus. Nela encontramos tudo aquilo que é necessário para que tenhamos uma vida segundo a vontade do nosso Senhor. Assim sendo, é muito ruim notar que muitos pastores perdem um tempo precioso inventando historietas ao invés de usar as mais diversas narrações presentes na Bíblia para transmitir a mensagem de Deus à igreja.

É claro que o pastor ao pregar a palavra de Deus pode, juntamente com a igreja, pensar em sugestões sobre um determinado tema, mas jamais fugir das Escrituras.

Erro 2: Substituir a Mensagem Bíblica

Há muitas pregações em que o pastor apresenta de início apenas uma parte pequena, um pequeno versículo e prossegue com outros assuntos que não estão diretamente ligados a mensagem principal.

A pregação feita dessa forma parece muito mais uma simples palestra, e não uma pregação. Além disso, ela pode acabar ficando confusa, o que prejudica a atenção e compreensão por parte da igreja.

O pastor pode fazer uso de um pequeno versículo para pregar, até porque tudo que está na Bíblia Sagrada, mesmo um simples detalhe é importante para nós, mas o pregador precisa usá-lo de forma eficaz e entregar a mensagem da Palavra de Deus.

Erro 3: Fazer Uso De Outras Fontes Fora Da Palavra De Deus

Muitas fontes históricas que estão relacionadas aos fatos bíblicos e a humanidade são de extrema importância até mesmo para compreendermos a Bíblia Sagrada, as narrações, os lugares, as épocas, costumes e tudo mais.

O problema está no momento em que o pregador faz uso de diversas citações de pensadores filosóficos, e foge da essência da mensagem de Deus.

Se houver uma citação de outra fonte fora da Bíblia Sagrada, ela deve ser feita da melhor maneira possível, isto é, com a finalidade de acrescentar na compreensão daquilo que o pastor pretende transmitir à igreja.

Assim, a palavra de Deus deve sempre ser o centro.

Erro 4: Fugir Do Foco Da Mensagem

Quando um pastor está em púlpito ele deve falar da palavra de Deus. Isso nós já sabemos. Mas pode ser inevitável que, durante a pregação, apareça um comentário sobre alguma situação.

Isso é extremamente normal. O que não pode acontecer é uma grande interrupção para dar lugar a uma conversa longa sobre outros assuntos que fazem com que se perca o foco da mensagem de Deus.

Erro 5: Falar Muito Sobre Si Mesmo

Falar sobre si mesmo quando alguém está confortável diante de um público, é algo recorrente. Muitas vezes um pastor sem ao menos perceber pode começar a falar de assuntos pessoais e esquecer de pregar.

O pregador pode sim falar sobre si mesmo, mas somente para trazer algo que acrescente à mensagem.

Erro 6: Falar Algo No Momento errado

Acredito que você cristão, ou até mesmo que não seja cristão, mas já tenha ouvido uma pregação, pode ter visto um pastor falar coisas muito pessoais, ou de problemas quanto à organização da igreja e tudo mais em púlpito, não é verdade?

Tal situação pode causar até certo incomodo nos ouvintes, uma vez que este tipo de questão deve ser tratado de forma reservada, e não ocupar o tempo de pregação com coisas até burocráticas que não cabem naquele momento.

Erro 7: Querer Agir Em Lugar Do Espírito Santo

Durante uma pregação em que a palavra de Deus está realmente sendo transmitida pelo pastor de forma verdadeira, pode ter a certeza de que o Espírito Santo de Deus está agindo nos corações das pessoas que estão ouvindo a mensagem.

É triste ver quando um pastor se exalta a ponto de criar um ambiente artificial com o intuito de fazer com que as pessoas sintam alguns tipos de emoções.

Dessa forma, a pessoa chega até a chorar de emoção no momento do culto, mas assim que volta para casa já age da mesma maneira de sempre.

O pastor antes de ir pregar deve orar a Deus; pedir a Ele que o ajude a transmitir a verdade da Palavra e deixar o Espírito Santo de Deus usá-lo.

Assim, tudo ocorrerá de forma natural e o mover de Deus aparecerá. A palavra diz que é o Espírito Santo que convence o homem do pecado.

Leve isso para a sua igreja e você estará fugindo de um dos principais erros que pregadores devem evitar.

Erro 8: Criar Situações Forçadas

Muitas pessoas que vão a certas igrejas sentem-se incomodadas com a quantidade de situações forçadas a que são submetidas. Sempre há aquele pastor que vai pedir para que você vire para o irmão do lado para falar alguma coisa.

É claro que é legal você ser atencioso com as pessoas ao seu redor, cumprimentá-las e tudo mais, mas isso deve acontecer de forma espontânea e não algo forçado, e quase intimidatório.

Erro 9: Usar Palavras Inadequadas e Falar De Forma Dura

Esse é mais um dos erros que os pregadores devem evitar.

Qualquer um que for falar em público deve utilizar uma linguagem adequada ao público que o ouve. Isso é primordial.

Nas igrejas em geral há diversos pastores, e cada um prega de acordo com sua maneira própria de falar. Sempre vai haver aquele que tem uma fala mais formal outros já podem ter uma fala mais informal e talvez não domine a gramática da língua.

Mas, a verdade é que se a pessoa é eloquente ou não, se ela faz uso correto da língua ou não, isso não importa. Como já foi dito aqui o que importa é a transmissão da Palavra de Deus.

O problema com relação à fala é quando muitos utilizam uma linguagem totalmente inadequada à igreja e fora dos valores cristãos.

Muitos pastores contam piadas mundanas, falam sobre coisas muito intimas , sobre a higiene das pessoas e dentre outras coisas que não são adequadas.

Outra coisa que também acontece muito é ouvir uma fala dura por parte de alguns pastores. Há uma diferença entre falar com ênfase e com dureza.

Há, portanto, falas pesadas e até mal educadas que causam desconforto e não edificam a ninguém.

Esse tipo de comportamento é extremamente errado e não agrada a Deus.  O pastor deve ter uma linguagem simples, direta e pura.

Esses foram, portanto, alguns erros que os pregadores devem evitar a fim de alcançarem o objetivo pelo qual foram chamados por Deus para desempenhar. Essa que é uma tarefa tão bonita, mas ao mesmo tempo difícil.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


16 + 6 =

Seja o primeiro a comentar!