Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Estudo Sobre Jeremias: Quem Foi Ele e Qual É a Sua História?

Tempo de leitura: 5 min

Estudo Sobre Jeremias

De acordo com a Bíblia Sagrada, Jeremias, filho de Hilquias, foi um profeta.

Ele nasceu na cidade de Anatote e profetizou em Judá por volta do início do século 6 a.c.

Mas, para que possamos elaborar um estudo sobre Jeremias, é preciso que você aprenda o que era a figura do profeta na Bíblia.

Entenda que o papel do profeta na Bíblia Sagrada era de grande importância, uma vez que era ele o responsável por transmitir ao povo a mensagem de Deus.

Além do mais,era o próprio Deus quem escolhia e capacitava aquele que então seria um profeta.

No caso deste profeta não foi diferente, e esse é o primeiro ponto para iniciarmos o nosso estudo sobre Jeremias. Vamos lá!

A História De Jeremias Na Bíblia Sagrada

Como foi dito anteriormente, Jeremias era um profeta e assim sendo foi escolhido por Deus. Mas você pode estar se perguntando: como isso aconteceu?

A resposta é que Jeremias recebeu o chamado quando Deus falou com ele acerca da sua consagração.

A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” (Jeremias 1:4-5)

Jeremias foi então consagrado a fim de transmitir toda a palavra de Deus ao povo.

O mais intrigante é que Jeremias não entendia como isso podia ser possível, já que não tinha o costume de falar. Mas, como sabemos, é Deus quem nos capacita e Ele disse a Jeremias que poria a palavra Dele em sua boca.

“Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.” (Jeremias 1:6)

“Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras”. (Jeremias 1:9)

Os Problemas Enfrentados Por Ele

Deus, portanto, constituiu Jeremias como um profeta, o capacitou através da palavra e ainda prometeu que estaria com ele durante todas as situações difíceis que ele enfrentaria.

“Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”. ( Jeremias 1:19)

A vida de Jeremias era envolvida por muitos problemas por conta da mensagem de Deus que ele entregava, a qual era uma mensagem de destruição. Logo, ele era perseguido pelo povo.

“E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras.E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do Senhor.” (Jeremias 20:1,2)

O profeta Jeremias era perseguido, uma vez que, tentava convocar os israelitas ao arrependimento para que não sofressem o juízo do Senhor por conta de seus maus caminhos.

Ele avisava sobre as desgraças que aconteceriam em Jerusalém caso não mudassem, mas o povo idólatra não o ouvia e se iravam contra ele.

“E sucedeu que, acabando Jeremias de dizer tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, pegaram nele os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, dizendo: Certamente morrerás, Por que profetizaste no nome do Senhor, dizendo: Como Siló será esta casa, e esta cidade será assolada, de sorte que não fique nenhum morador nela? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na casa do Senhor.” (Jeremias 26:8,9)

Estudo Sobre Jeremias: Confira!

O profeta Jeremias profetizou diversas coisas a respeito da maneira como o povo vivia, o qual deveria rever os seus erros para que não sofressem os castigos.

Ele avisou, portanto, sobre o Juízo de Deus que se aproximava.

De acordo com suas profecias, Jerusalém iria cair diante de Nabucodonosor, rei da Babilônia. O povo, no entanto estava vivendo em idolatria, e não se arrependia disso.

Jeremias se sentia muito sozinho; era motivo de zombaria e odiado pelas pessoas em geral.

“Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação.” (Jeremias15: 17)

Apesar das desgraças que aconteceriam, Jeremias disse que após todo esse período de cativeiro, o Senhor iria restaurar a aliança com o seu povo.

“Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” (Jeremias 31:31-34)

Estudo Sobre Jeremias: Lições Que Tiramos

No estudo sobre Jeremias há muitos aspectos de grande relevância sobre a questão do Juízo de Deus, sobre a idolatria e o arrependimento.

Podemos observar através da vida do Profeta Jeremias, que ele estava disposto a cumprir o seu propósito aqui nesta terra. Ele, apesar de ter sido fortemente perseguido por muitos, não teve medo e entregou a palavra de Deus por mais dura que pudesse ser.

Aprendemos com ele que não podemos nos envergonhar de procurar por uma vida correta diante de Deus e devemos ter coragem para dizer as pessoas sobre a verdade de Deus.

É claro que não podemos forçar ninguém a seguir os nossos valores, mas não podemos nos esconder e florear a palavra de Deus. Deus é sim um Deus de amor, mas Ele também é justo.

Aquele povo na época de Jeremias teve um profeta para alertá-los várias vezes sobre o erro que cometiam, mas eles não se arrependiam de forma alguma.

Que esse estudo sobre Jeremias venha tocar o seu coração para que você compreenda os propósitos de Deus e tenha uma vida voltada em primeiro lugar para Ele!

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


13 + 2 =

Seja o primeiro a comentar!