Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

O Véu Se Rasgou: Motivos, Significados e Lições Importantes!

Tempo de leitura: 5 min

O Véu Se Rasgou - Imagem

A Bíblia Sagrada relata no Novo Testamento através de Mateus, Marcos e Lucas algo que aconteceu após a morte de Jesus Cristo na cruz.

A palavra de Deus menciona que o véu se rasgou assim que Jesus morreu, mas como podemos compreender tal situação? Que véu era esse? Onde ficava?

Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.” (Mateus 27: 51)

Bem, para que você entenda tudo sobre esse ocorrido, vale destacar aqui todo o contexto que envolve essa história.

A Bíblia fala sobre o templo de Jerusalém ou o Santuário. Lugar onde os israelitas prestavam culto ao Senhor. Era o local sagrado onde ficava o Santo dos Santos.

Neste Santuário a presença de Deus era real. Deus habitava naquele lugar tão sagrado, restrito e reservado para os israelitas.

Esse local sagrado onde habitaria a presença de Deus foi inicialmente construído de acordo com toda a instrução que Moisés recebeu de Deus durante a peregrinação no deserto. Mas esses primeiro templo foi destruído no reinado de Nabucodonosor, sendo reconstruído tempos mais tarde.

O Que Era o Véu Do Templo?

Neste santuário havia dois espaços: um local chamado de lugar Santo e outro mais adentro onde ficava o Santo dos Santos.

O que é mais relevante para que você entenda sobre o véu do templo é que o mesmo era utilizado para separar esses dois locais.

E foi justamente esse véu que se rasgou de acordo com os relatos bíblicos.

O Véu Se Rasgou: O Que Aconteceu?

Jesus Cristo então foi crucificado na cruz e sofreu até por fim entregar o seu Espírito. A Bíblia diz que logo após a morte de Cristo o véu se rasgou de cima abaixo.

Se observarmos bem, notamos que esse evento foi milagroso, uma vez que um véu não se rasgaria facilmente dessa forma por inteiro.

Por que o Véu Se Rasgou?

Como já foi dito aqui anteriormente, o véu do templo fazia separação entre dois lugares: o lugar Santo e o Santo dos Santos.

A partir do momento em que esse véu é rasgado, a separação entre esses dois lugares passa a não existir mais.

Ele foi rasgado justamente para que o santuário se tornasse aberto por completo. Deixando o acesso totalmente livre.

O Que Significa o Véu Do Templo Rasgado?

O significado do véu rasgado vai muito além da simples separação entre um local e o outro. O véu se rasgou por um motivo muito maior do que permitir o acesso de um espaço ao outro.

O véu se rasgou para que qualquer pessoa pudesse enfim ter acesso ao Santo dos Santos, em outras palavras é dizer que a partir de então não seria preciso a figura de um sumo sacerdote para fazer a mediação entre as pessoas, e Deus em busca de levar os pedidos de perdão.

Cada ser humano passa a ter como mediador Jesus Cristo. Podemos nós mesmos pedir perdão pelos nossos pecados. Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote eterno.

Muitos desses detalhes passam despercebidos na leitura da Bíblia Sagrada. Não foi um evento simples em que um véu se rasgou, mas há uma questão simbólica que o envolve.

A palavra de Deus menciona a morte de Jesus Cristo no horário de 15:00 da tarde, horário em que o sumo sacerdote se dirigia ao santuário. O véu se rasgou justamente nesse momento.

Além disso, o corpo de Cristo foi rasgado para que Ele pudesse entregar o seu sangue e liberar o acesso dos homens a Deus.

Veja como todos os aspectos ou características de cada evento encontrados nos relatos bíblicos possuem um significado profundo e importante para nós. Para Deus tudo tem um propósito; uma razão de ser.

Jesus se entregou por inteiro, assim como o véu foi rasgado em duas partes por inteiro. Graças ao sacrifício de Cristo na Cruz temos acesso direto ao nosso Deus.

A palavra de Deus é algo realmente extraordinária. O que Jesus fez por toda a humanidade naquela cruz foi se entregar por inteiro para que fosse garantida a nossa salvação por meio Dele.

Afinal, somente pelo sacrifício de Cristo é que podemos nos aproximar de Deus, nos arrepender, pedir perdão e assim sermos salvos pela graça, porque não somos merecedores.

Jesus Cristo então se humilhou assumindo forma de homem e morrendo de maneira sofrida por amor a todos nós.

Além disso, Deus nos mostra seu amor incondicional, quando entrega a vida do seu próprio Filho pra morrer por nossos pecados.

Realmente incrível!

Conclusão Sobre o Véu Se Rasgou:

O que a figura do véu significa de forma geral, para finalizar esse estudo, é que ela representa aquilo que nos separava de fato de Deus devido a nossa natureza pecaminosa, nossa falta de santidade, não poderíamos estar onde estava a glória de Deus.

Por isso a figura de um sumo sacerdote, separado para fazer expiação pelos pecados do povo.

Mas, Cristo veio anular isso de vez se entregando para fazer com que através Dele fizéssemos parte do Reino de Deus. Em outras palavras é dizer que vencemos juntamente com Ele. O véu se rasgou!

“… mas, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, assumindo plenamente a forma de servo e tornando-se semelhante aos seres humanos. Assim, na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, entregando-se à obediência até a morte, e morte de cruz. Por isso, Deus também o exaltou sobremaneira à mais elevada posição e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome;…”(Filipenses2)

Então, se você quer se aproximar de Deus saiba que o acesso está livre. Peça perdão a Ele pelos seus pecados e viva uma vida de santidade, lute contra o pecado que um dia você estará com Cristo e entenderá de forma ainda mais intensa tudo o que Deus fez sem você merecer.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


seven + 13 =

Seja o primeiro a comentar!