Método Fácil Para Ler e Interpretar a Bíblia Agora

Quero Conhecer!

Qual É a Estrutura De Um Sermão Expositivo? Parte Por Parte

Tempo de leitura: 5 min

Qual É a Estrutura De Um Sermão Expositivo?

Pregar a palavra de Deus é uma tarefa que exige muito amor, dedicação e entrega total. Para aqueles que proporcionam aos seus ouvintes o ensinamento da Palavra de Deus é importante estar atento aos estudos e à exposição do sermão.

Dessa forma, se evita qualquer tipo de heresia, ou que se confunda as pessoas que estão ali para ouvir e aprender de fato toda verdade sobre Deus.

Pensando nisso, o pregador da palavra de Deus deve dominar os tipos de sermão para que seja capaz de transferir a mensagem de Deus da melhor maneira possível, ou seja, sem expor ideias equivocadas sobre as Escrituras Sagradas.

Aqui você irá conferir qual é a estrutura de um sermão expositivo: parte por parte. Confira!

Qual É a Estrutura De Um Sermão Expositivo?

Na estrutura de um sermão expositivo toda a elaboração é criada considerando apenas um texto, o qual costuma ser longo.

Ou seja, a ideia principal da mensagem é feita por meio dos versículos do texto utilizado para pregar. Juntos eles compartilham de um mesmo pensamento.

Dessa forma, a estrutura de um sermão expositivo deve estar atrelada a toda a ideia retirada de um único texto.

  • Estrutura De Um Sermão Expositivo: Parte Por Parte

Todo sermão precisa ter:

TEMA E TÍTULO.

– INTRODUÇÃO: apresentação do tema

DESENVOLVIMENTO: a) decomposição do texto bíblico b) argumentação c) ideia central

– CONCLUSÃO: pontuações finais, aplicação prática e apelo

  • Estrutura De Um Sermão Expositivo: Exemplo (Isaías 6:1-8)

A VISÃO DE ISAÍAS : devemos notar a soberania de Deus

lugar de Deus: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.” (Isaías 6:1)

santidade de Deus:Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
(Isaías 6:2,3)

presença de Deus:E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.” (Isaías 6:4)

RECONHECIMENTO DE ISAÍAS:

devemos reconhecer quem somos: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos”.
(Isaías 6:5)

devemos saber que Deus nos limpa do pecado: “Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado”. (Isaías 6:6,7)

ENTREGA DE ISAÍAS:

devemos estar disponíveis para Deus:Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8)

Estrutura De Um Sermão Expositivo: Considerações

Vimos, portanto, a estrutura de um sermão expositivo e um texto bíblico para exemplificar.

 Vale dizer, no entanto, que antes de se pensar em como funciona a estrutura de um sermão expositivo, ou qual tipo de sermão utilizar em uma pregação, o pregador deve saber que o mais importante é que a mensagem seja entregue de forma a atrair as almas pra Cristo.

Além disso, o foco deve ser que na mensagem não haja nenhum uma ideia equivocada sobre as coisas de Deus.

“Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.” (Eclesiastes 12:10)

Então, para que o pregador consiga fazer bom uso de uma pregação expositiva, ele precisa estudar a fundo o texto bíblico que ele selecionou; buscar compreendê-lo em suas entrelinhas e orar para que o Espírito Santo de Deus o revele qual ideia principal que ele precisa destacar para entregar à igreja uma mensagem totalmente inspirada por Deus.

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (1 Coríntios 2:13)

Atualmente há em diversas igrejas pregações envolventes; utilizando a Palavra de Deus, porém feitas de forma nada inspirada.

Dessa forma, você que é cristão ou que está em busca de aprender mais sobre Deus, saiba que é preciso tomar muito cuidado com esses tipos de pregações. Então, é recomendado sempre observar se a mensagem tem a ver com a essência do evangelho.

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” ( 1 João 4:1)

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas-novas!”(Romanos 10:14-15)

“O fruto da retidão é árvore de vida, e aquele que conquista almas é sábio.” (Provérbios 11:30)

Que através desse texto sobre a estrutura de um sermão expositivo, você que pretende pregar a palavra de Deus possa fazer bom uso a fim de entregar a mensagem do Senhor de forma correta,

E que você ofereça acima de tudo o alimento de Deus para as almas que tanto necessitam.

Você Tem Dificuldades Para Interpretar a Bíblia?

Você já se sentiu assim em algum momento…

Isso é absolutamente normal entre cristãos (até mesmo em pastores, e líderes)...

Se você quer aprender como interpretar cada passagem, versículo, figura, e parábola, nós temos uma recomendação a você.

O Método De Interpretação Bíblica do Pastor Wallace Melo vai te mostrar como entender até os textos mais difíceis e complicados da Bíblia.

Você vai aprender também como interpretar, expor e estudar a Palavra de Deus de forma simples e eficaz.

Quer descobrir como conseguir tudo isso?

Acesse aqui ou no botão abaixo a página oficial onde o Pr. vai te contar exatamente como esse método funciona.

 

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


ten − 6 =

1 Comentário